Extinção do Instituto Geológico e Mineiro

O desmantelar do património

A maioria PSD-CDS/PP inviabilizou, faz hoje oito dias, projectos de resolução do PCP e de «Os Verdes» propondo a anulação da decisão governamental que extinguiu o Instituto Geológico e Mineiro. Contra a vontade de todas as restantes forças políticas com assento parlamentar, que votaram favoravelmente os dois textos, os partidos que suportam o Governo caucionam assim a decisão por este tomada de desmantelar a entidade que no País, detendo um inigualável património de conhecimento, desempenha funções científicas e tecnológicas da maior relevância no domínio das geociências e recursos geológicos. É o caso, por exemplo, dos recursos hídricos subterrâneos ou da análise de risco sísmico, passando pela preservação dos recursos naturais ou da elaboração da cartografia geológica, até aos estudos em apoio do ordenamento do território.
No debate, Luísa Mesquita, em nome da bancada comunista, não poupou críticas ao Executivo pela política por este conduzida na área da investigação e desenvolvimento, designadamente pelas medidas que retiraram aos laboratórios do Estado a sua autonomia administrativa e financeira e pela sua decisão de aniquilar entidades como o Instituto Geológico e Mineiro.
Ao contrário do que o Governo afirma, acusou a parlamentar comunista, não foi reforçada a eficiência nem a competitividade nacional, tendo-se assistido, por outro lado, à desvalorização do trabalho científico e respectiva produção.
Verberado foi ainda o facto de tudo ter sido feito à revelia dos cerca de 200 trabalhadores do Instituto Geológico e Mineiro.


Mais artigos de: Assembleia da República

Urge mudar de política e de Governo

Está em curso «a mais vasta e profunda ofensiva contra os direitos e legítimas aspirações dos trabalhadores desde o 25 de Abril de 1974», denuncia o PCP, que considera ser este o resultado das opções do Governo e das suas políticas económicas e sociais.

Portugal na cauda da Europa

Redundou em completo falhanço a tentativa do Governo para fazer passar, faz amanhã oito dias, uma mensagem de optimismo quanto ao futuro da economia portuguesa.

Pela dignificação da mulher

A interrupção voluntária da gravidez voltou ontem a dominar o debate parlamentar. Tal como em outras ocasiões – esta foi a quinta vez, desde o 25 de Abril -, o tema subiu a plenário pela mão do Grupo Parlamentar do PCP. Desta feita utilizando o seu direito de agendamento potestativo.Intensificar o movimento de opinião...

A subserviência à vizinha Espanha

O PCP acusou Durão Barroso e o seu executivo de subserviência ao Governo de Espanha. Em causa o alinhamento, explicitado em carta abaixo-assinado, dentro da União Europeia, com o grupo que defende a manutenção das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), contrariando assim o interesse nacional.Para o deputado...

Comparticipação de medicamentos

O PCP exigiu a aplicação pelo Estado das anteriores taxasde comparticipação de medicamentos - e não o preço de referência - sempre que um médico recuse a utilização de genéricos no tratamento de uma doença.Esta posição foi assumida pelo líder parlamentar comunista, Bernardino Soares, na semana transacta, em declarações...