Um milhão de crianças sem escola em Moçambique

Mais de um milhão de crianças moçambicanas em idade escolar não frequentam o sistema de ensino. De acordo com o Ministério da Educação de Moçambique, as causas são a insuficiência de escolas e de docentes.
O acesso à educação é mais difícil nas áreas rurais do que nas áreas urbanas devido às longas distâncias que as crianças têm de percorrer entre casa e a escola, segundo Virgílio Javane, Director Nacional de Planificação do ministério, citado pela agência Lusa. Outra razão prende-se com o importante papel desempenhado pelas crianças na economia doméstica, trabalhando em pequenos negócios ou em tarefas domésticas.
O problema está presente também nas grandes cidades de Moçambique, em particular nas áreas da periferia, onde se verifica um crescimento desordenado sem a criação de infraestruturas públicas. «Há novos assentamentos populacionais nas periferias das cidades moçambicanas, cujo surgimento não está a ser acompanhado pela construção de mais escolas», afirma o responsável do Ministério da Educação.
Muitas crianças que em 2004 completam seis anos, a idade mínima para a entrada na escola, não serão matriculadas, pois só existem 731 mil vagas para o ensino primário.
Estatísticas da UNESCO indicam que existem mais de 90 milhões de crianças fora da escola em África.


Mais artigos de: Juventude

Encontro de Braga marcado para Março

O Encontro Regional de Braga da JCP realiza-se a 6 de Março. Até lá, os jovens comunistas continuam a informar a população sobre a situação do País e as posições da organização.

Movimento associativo é prioritário

O Cinema Monumental de Salvada acolheu o 4.º Encontro Concelhio de Beja da JCP, na semana passada. Durante a iniciativa, foi sublinhada a importância do movimento associativo.

Portugal com menos licenciados em Ciências

Portugal e a Holanda são os países da União Europeia com menor percentagem de licenciados em Ciências, ambos com cinco por cento do total de licenciados. A Irlanda ocupa o primeiro lugar com 20 por cento, seguida da França (15 por cento) e do Reino Unido (13 por cento).O estudo – referente a 2001 e divulgado na...

Mortalidade infantil aumentou no Sul do País

A mortalidade infantil aumentou de 2001 para 2002 na região de Lisboa e Vale do Tejo, no Alentejo, no Algarve e no arquipélago dos Açores, revelou na semana passada a Comissão Nacional de Saúde Materna e Neo-Natal, citada pela agência Lusa.A média nacional foi de cinco mortes em cada mil nascimentos em 2002, tendo-se...

Aberração urbanística

A CDU acusou, esta semana, a Junta de Freguesia da Póvoa de Santa Iria, de maioria PS, de «aberração urbanística», no que concerne às obras efectuadas na Av. Ernest Solvay, o que coloca as habitações daquela zona em risco devido à dificuldade gerada às viaturas dos bombeiros no desempenho das suas funções.Incomodados com...