Aniversário da JCP continua a ser comemorado

24 anos de luta

Os 24 anos da JCP continuam a ser festejados. No sábado, realizou-se um jantar na Quinta da Atalaia. Numa mensagem, Carlos Carvalhas destacou o papel de «transformação social» da organização.

A JCP mostra «a actualidade do projecto e ideal comunista»

Cerca de 100 pessoas – actuais e antigos membros das diversas organizações juvenis comunistas – participaram num jantar comemorativo do 24.º aniversário da JCP, organizado pela Direcção Nacional na Quinta da Atalaia, no sábado. Carlos Carvalhas enviou uma saudação, onde evocou o «património histórico» da JCP e as suas actuais lutas «pelas justas aspirações juvenis e pela transformação social, levantando a bandeira da actualidade do projecto e ideal comunista».
Álvaro Cunhal também saudou a data por telefone, num dos momentos mais emotivos da noite. O histórico dirigente do PCP realçou o importante papel dos jovens comunistas na dinamização das lutas ao longo dos anos e abordou a necessidade de reforçar as forças revolucionárias em todo o mundo, num momento em que o imperialismo aumenta a sua acção contra a resistência às suas tendências de hegemonização.
José Capucho, membro do Secretariado do PCP, afirmou na sua intervenção que «às exigências que se nos colocam é indispensável assegurar um Partido e uma Juventude Comunistas mais fortes e influentes, com organização mais apta para resistir, mais capaz e mais preparada para intervir».
«Confiamos que a JCP estará à altura das responsabilidades que lhe cabem nesta hora crucial da democracia portuguesa. Confiamos e damos toda a força para que a JCP continue o seu esforço para aproximar, debater, entender, conjugar, unir, em actividades específicas e na luta, as mais amplas massas da juventude», acrescentou.

Festa em Évora

No distrito de Évora o aniversário da JCP foi comemorado em diversas iniciativas. No sábado à noite, uma festa no Espaço Monte Alentejano, em Évora, juntou 200 pessoas num jantar e num concerto com duas bandas. No local estava patente uma exposição sobre a intervenção da JCP, as lutas do ensino secundário e superior e a Festa do Avante!.
No dia 15, o Colectivo da Juventude Trabalhadora de Évora organizou um jantar e, no dia 14, o Cineteatro de Arraiolos acolheu 50 pessoas num concerto de comemoração. A 8 de Novembro realizou-se um magusto em Montemor-o-Novo e uma festa no centro de trabalho de Évora promovida pelo Colectivo do Ensino Secundário. Esta última iniciativa comemorou também a revolução cubana, motivo aproveitado para servir um jantar cubano, acompanhado com música da ilha. Na véspera, cerca de 30 pessoas assistiram a um concerto em Portel.


Mais artigos de: Juventude

Milhares de estudantes contra as propinas

Milhares de estudantes do ensino superior saíram à rua anteontem, num dia nacional de luta contra o Governo. Lisboa, Porto e Coimbra foram algumas das cidades que assistiram aos protestos.

Universidade do Algarve cinco dias encerrada

Os três pólos da Universidade do Algarve foram encerrados a cadeado entre quinta-feira e domingo, num protesto contra a Lei de Financiamento do Ensino Superior aprovado em plenário pelos estudantes da instituição.«A nossa luta não é contra a instituição, não queremos prejudicar ninguém, mas achamos que deve ser feito um...

Secundário novamente na rua

Três mil estudantes do ensino básico e secundário manifestaram-se em Aveiro, na quarta-feira da semana passada, num protesto contra os «ataques brutais à escola pública».Para ontem estava marcada uma greve e um cordão humano em Setúbal.Hoje, os estudantes de Lisboa juntam-se aos protestos e concentram-se em frente ao...

Gondomar precisa de novas escolas

A JCP apresentou uma série de propostas na última sessão do Conselho Municipal da Juventude de Gondomar, realizado no dia 19, através do seu representante no organismo, Daniel Vieira.As medidas defendidas destinam-se ao Plano de Actividades e Orçamento do Município para 2004 e incluem a instalação da Casa da Juventude, o...