Verdes suecos exigem referendo

O Partido do Meio-ambiente (Os Verdes) da Suécia anunciou, na segunda-feira, 24, que vai lançar uma campanha de recolha de assinaturas exigindo a realização de um referendo sobre a constituição europeia.
Segundo o deputado Peter Eriksson, a iniciativa, que decorrerá até final da próxima Primavera, tem como objectivo mobilizar a opinião pública e conquistar uma maioria para rejeitar o projecto de constituição, que suscita «crescentes preocupações».
Outra deputada de «Os Verdes», Maria Wetterstrand, considerou que este referendo «é uma boa maneira de continuar» a campanha contra o euro, conduzida, entre outros, pelo seu partido e que teve o apoio da maioria dos suecos.
Wetterstrand manifestou esperança de que também outros partidos e organizações se integrem nesta campanha, que dá «uma oportunidade ao povo sueco de demonstrar com a sua assinatura que também deseja dizer o pensa».


Mais artigos de: Europa

Simples corrupção

Cesare Previti, deputado da Forza Italia e antigo advogado do líder desta força política e actual primeiro-ministro de Itália, Silvio Berlusconi, foi condenado a cinco anos de prisão por «corrupção simples».

Directiva chumbada

O Parlamento Europeu enterrou definitivamente o projecto de directiva que autorizava as equipagens a descarregarem directamente os navios nos portos.

França e Alemanha rompem pacto

Os ministros das Finanças da zona euro (ecofin) rejeitaram, na madrugada de terça-feira, por maioria qualificada, a recomendação da Comissão Europeia de aplicar o procedimento por défice excessivo contra a França e a Alemanha.No final de uma maratona negocial, iniciada na segunda-feira até às quatro da manhã do dia...

Irlanda recusa cimeiras

O primeiro-ministro irlandês, Bertie Ahern, declarou que o seu país não irá albergar as grandes cimeiras europeias por motivos económicos, logísticos e de segurança.O anúncio foi feito na sexta-feira, 21, no dia seguinte aos atentados contra interesses britânicos em Istambul, capital da Turquia, que causaram 24 mortos....

<em>Crime contra a humanidade!</em>

Esta semana assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres e, como em anos anteriores, iremos certamente ser bombardeados com números e histórias sobre o assunto. Não é que ache mal, mas lamento que só se fale nas coisas depois de acontecerem ou então nos dias em que está instituído...