Comissão questiona «constituição»

A Comissão Europeia divulgou na passada semana, dia 17, um parecer sobre o projecto de «constituição» europeia em que defende a inclusão de um membro de pleno direito de cada país no futuro executivo comunitário.
Esta posição contraria a proposta saída da Convenção que prevê uma Comissão alargada dotada de uma estrutura com dois níveis: um núcleo de quinze comissários com direito de voto e, um outro, com direitos limitados, constituído por comissários dos outros países.
A Comissão vem agora sublinhar que «um sistema que preveja comissários de primeira classe e de segunda classe significaria a destruição da natureza colegial da instituição, que perderia assim a sua legitimidade e a sua eficácia no conjunto da UE». Por isso, defende, que a inclusão «um membro de cada país, como os mesmos direitos e as mesmas obrigações».
Bruxelas salienta ainda que «é necessário assegurar que as diferentes presidências do Conselho e o Presidente do Conselho Europeu não se unem para constituir um executivo alternativo, o que provocaria um desperdício de recursos, rivalidades entre instituições e perda de eficácia».
Por outro lado, a Comissão mostra-se favorável ao alargamento das matérias votadas por maioria qualificada, considerando como «especialmente importante» a votação por maioria durante a próxima ronda de negociações orçamentais.


Mais artigos de: Europa

Um milhão por ano

Mais de um milhão de crianças são traficadas anualmente em todo o mundo, tendo como destino o trabalho forçado ou a exploração sexual.

Quem recebe mais?

Em 2002, a Espanha, França, Alemanha e a Itália foram os quatro maiores beneficiários do orçamento da União Europeia.

Fracasso da OMC é vitória dos povos

A Coordenadora Agrícola Europeia considera que o fracasso da Organização Mundial do Comércio constitui uma «vitória para todos os que denunciaram as bases da negociação» e significa a morte da recente reforma da Política Agrícola Comum, concebida a pensar na reunião de Cancún, no México.Os principais derrotados, afirma...

Desastre do Prestige vai ser investigado

O Parlamento Europeu aprovou na terça-feira, 23, em Estrasburgo, a constituição de uma comissão de investigação às causas e consequências do acidente do petroleiro Prestige, ocorrido em Novembro último.Num relatório aprovado no hemiciclo, os parlamentares solicitam à Conferência de Presidentes que «dê parecer favorável a...

Permanência facilitada a cidadãos a comunitários

Os Quinze chegaram a acordo, na segunda-feira, 22, quanto à simplificação da legislação sobre o direito de permanência em território comunitário, suprimindo nomeadamente a carta de residente para os cidadãos europeus, documento que será substituído pelo registo simples nos serviços de população. Certos países, como a...

<em>Em defesa dos serviços públicos</em>

Em numerosos países, designadamente em Portugal, os serviços públicos estão a ser postos em causa em nome da abertura à concorrência. Todas as directivas europeias sobre transportes ferroviários, correios, controlo aéreo e portos têm por objectivo a abertura à concorrência, pondo em causa os chamados monopólios nacionais...