Aumenta a repressão nas empresas

Há muito que a JCP se tem envolvido na denúncia do Pacote Laboral e dos retrocessos em termos de direitos dos trabalhadores, que a aplicação de tais medidas legislativas significam.
Neste sentido, em nota enviada aos órgão de comunicação social, a Comissão Política da Direcção Nacional da JCP alerta para o facto de que, «não estando o Pacote Laboral em vigor, o Governo e o patronato avance já ilegalmente com medidas previstas neste, e utilize todos os meios repressivos ao seu alcance para pressionar os trabalhadores e persuadi-los de lutar pelos seus direitos».
Exemplo disso, continuam os jovens comunistas, é a situação em se encontram os trabalhadores da Alcoa (ex-Indelma), no Seixal, que ameaçados por um despedimento colectivo, têm utilizado o direito à luta pelo emprego previsto na Constituição da República Portuguesa, como legítima forma de defenderem os seus interesses e, por isso, vêem os seus representantes perseguidos e alvos de pressão do patronato.
«No caso, o nosso camarada Luís Leitão, membro da Comissão Política da JCP, delegado sindical da Alcoa e dirigente sindical do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas a quem, na sequência de um plenário de trabalhadores para discutir a situação da empresa, foi instaurado um processo disciplinar por parte da administração», denuncia a JCP.
Neste sentido, a JCP solidariza-se com a luta dos jovens trabalhadores, em particular com os trabalhadores da Alcoa e apela a que a juventude portuguesa prossiga firme no combate a este pacote laboral e tome parte activa nas lutas que se avizinham.


Mais artigos de: Nacional

Cortes nas bolsas de investigação cientifica

Os bolseiros de investigação científica acusam a Fundação para a Ciência e a Tecnologia de contrariar compromissos assumidos, reduzindo o número de bolsas atribuídas no concurso de Janeiro/Maio.

Comportamento autista

A autarquia CDU acusa o Governo de abandonar o conceito do arco ribeirinho entre os quatro municípios da Margem Sul, ao retirar a nova estrada Seixal/Barreiro do Plano Rodoviário Nacional.

Ataque aos interesses do Ensino Superior Público

Três associações académicas e duas associações de estudantes do ensino superior pediram segunda-feira aos reitores e presidentes dos politécnicos, numa carta aberta, para não fixarem o valor da propina para o ano lectivo de 2003/2004.Caso o venham a fazer, os estudantes entendem que estarão a pactuar com o Governo «no...

Abastecimento de água na Moita

A Câmara Municipal da Moita aprovou, na sua última reunião, a adjudicação da empreitada de execução do Reservatório Elevado do Alto do Facho e respectiva adução na Baixa da Banheira.Esta obra destina-se a reforçar o abastecimento de água à zona Norte da vila e integra-se num plano mais vasto de reforço de todo o sistema...

Poceirão exige nova escola

Os pais e crianças do Poceirão, concelho de Palmela, saíram à rua, na passada semana, para exigir uma escola dos 2.º e 3.º ciclos na freguesia. Cansados de esperar, a população lembrou ao Governo que as crianças desta freguesia têm que percorrer 40 quilómetros para frequentar a escola noutros concelhos.José Silvério,...

Arranha-céus no centro da cidade

Corre por estes dias na CML um dos casos mais graves do presente mandato: uma revisão do Plano Director camuflada de alteração simplificada, para dispensar no futuro a intervenção quer da população de Lisboa quer da Assembleia Municipal. A maioria PSD-PP na CML insiste assim em tentar permitir ao capital imobiliário...