Água de todos

«A apropriação da água pelos privados e pelas multinacionais em nada virá contribuir para a melhoria da sua gestão», previne o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local, defendendo que «à lógica mercantilista deve sobrepor-se a de uma gestão racional e responsável deste bem público essencial e direito inalienável da humanidade».
Para aprofundar a posição do STAL e da CGTP sobre esta problemática, realiza-se na próxima terça-feira, dia 8, a partir das 10 horas, no Hotel Altis, em Lisboa, uma conferência sob o lema «Água, um bem público», onde o sindicato pretende colher contributos de personalidades e técnicos.
Na nota em que anuncia a iniciativa, o STAL admite «que existem problemas ao nível da gestão do sector das águas e saneamento», mas também reafirma que «o poder local democrático tem hoje um valioso património de sucesso neste sector, em que a diversos exemplos de qualidade se juntam inquestionáveis índices de serviço público por excelência, com preocupações sociais».
Para alargar o movimento contra a futura privatização da água, foi constituída a associação «Água Pública», que está a promover um abaixo-assinado.


Mais artigos de: Trabalhadores

CGTP mantém alerta

Milhares de trabalhadores reafirmaram a disposição de prosseguir a luta contra o pacote laboral e por uma política diferente. A Inter alertou para o perigo de ocorrerem tentativas de despedimento e encerramento de empresas no período de férias.

Sorefame ameaçada

Com trabalho garantido apenas até Abril, é urgente que o Governo tome medidas para garantir que a grande metalomecânica da Amadora não será destruída, reclamam os comunistas.

Vitória

«Os trabalhadores da Lanalgo vencem mais uma batalha», congratulou-se o sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, numa nota de imprensa emitida no dia em que se soube de nova decisão judicial a anular a venda do edifício sede da Lanalgo, na baixa lisboeta.O acórdão de 18 de Junho do Tribunal Central...

Futuro para as minas

Uma delegação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira deslocou-se anteontem ao Ministério da Economia, para obter esclarecimentos sobre os problemas das empresas do sector. Em causa, concretamente, estão as duas empresas mineiras do distrito de Beja: Pirites Alentejanas, em Aljustrel, e Somincor, em Castro...

LNEC em risco

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil está em risco de desaparecer, devido à asfixia financeira e à sangria de pessoal, impostas por decisões políticas que não fazem sentido e só poderão derivar da aplicação cega de directivas, acusou o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores.Um comunicado da...