Alentejo

Direcção Regional aprova normas de funcionamento

Reunida dois dias após a realização da 2ª Assembleia Regional do Alentejo, a nova Direcção Regional aprovou normas relativas ao seu funcionamento, procedeu a ajustamentos do calendário de iniciativas para 2003 e elegeu o seu Executivo, agora constituído por José Soeiro, António Vitória, Fernando Carmosino, José Catalino e Raimundo Cabral.

A DRA congratulou-se pela forma como decorreram os trabalhos da 2ª Assembleia e a grande unidade expressa em torno das orientações propostas e aprovadas, apontando como exemplo disso os resultados da votação da Resolução Política - apenas um voto contra entre os 403 delegados - e da proposta da nova Direcção Regional do Alentejo - um voto contra e cinco abstenções.

A DRA considera, entretanto, «absolutamente inaceitável» a ausência total de cobertura dos trabalhos da Assembleia pelas televisões e outros órgãos de comunicação social nacional, assim como a forma como a generalidade da imprensa tratou o muito que nela se tratou. Situação «tanto mais inaceitável» quanto é certo ter sido a 2ª Assembleia aberta aos jornalistas e ter contado com a participação do secretário-geral do Partido que analisou em profundidade a grave situação que se vive no Alentejo e apresentou as propostas do PCP para lhes dar resposta.

Na sua primeira reunião, a DRA condenou, ainda, o apoio do primeiro-ministro Durão Barroso a uma guerra contra o Iraque mesmo à revelia das decisões das Nações Unidas, considerando-o de uma «subserviência inqualificável». E reafirmando a sua firme oposição a qualquer envolvimento do nosso país nesta «guerra criminosa», apelou à participação das populações do Alentejo nas iniciativas contra a guerra e pela Paz.



Mais artigos de: PCP

Afirmar o PCP, transformar a realidade

«Organizar, intervir, lutar – afirmar o PCP.» Estes eram, para além de lema, objectivos centrais da VI AORS do PCP, realizada em Setúbal no passado dia 15, no sentido dos quais se deram passos decididos.

Comemorar um Partido cheio de vida

O Teatro Rivoli abarrotava de entusiasmo, no domingo passado, ao som de Manuel Freire, na comemoração do 82.º aniversário do PCP, no Porto.

Orientar o recrutamento

Dando cumprimento às decisões do 16.º Congresso e da Conferência Nacional, as organizações locais e sectoriais do PCP prosseguem a realização de Assembleias de Organização.

Trabalhadores são decisivos

A célula do PCP no Arsenal do Alfeite realizou, no passado dia 8 de Março, a sua 7.ª Assembleia de Organização, que debateu a actual situação política, particularmente a situação do Estaleiro, definiu medidas para o reforço da organização do Partido e elegeu o novo Secretariado, composto por sete camaradas.

Rumo ao futuro

O 82.º aniversário do PCP continua a ser comemorado pelas organizações do Partido um pouco por todo o País. Algumas delas, tendo em conta a data, comemoraram conjuntamente o Dia Internacional da Mulher.