82.º aniversário do PCP

Rumo ao futuro

O 82.º aniversário do PCP continua a ser comemorado pelas organizações do Partido um pouco por todo o País. Algumas delas, tendo em conta a data, comemoraram conjuntamente o Dia Internacional da Mulher.

A história de luta do PCP e o seu papel no presente e no futuro, a denúncia dos objectivos da guerra contra o Iraque, os perigos resultantes para a democracia da nova lei dos Partidos do PS e do PSD foram constantes nos discursos que assinalaram a passagem de mais um ano na vida do PCP.

Em Almeida, distrito da Guarda, dezenas de militantes e simpatizantes do PCP reuniram-se, no sábado, num almoço-convívio com a participação de Armindo Miranda, da Comissão Política, que depois de falar sobre a história do Partido referiu-se às tarefas que hoje esperam os comunistas.

Também no sábado, em Caminha, o aniversário do PCP foi comemorado com um convívio no Centro de Trabalho, onde muitos militantes e simpatizantes acompanharam com vivo interesse as intervenções proferidas por Serafim Brás, membro do CC e responsável pela Organização Regional de Viana do Castelo, e de Rui Fernandes, do Secretariado do CC, que abordaram a actividade do Partido a nível regional e aspectos da situação política nacional.

Em Cortegaça, o evento foi assinalado, no dia 8 de Março, com um jantar em que participou Aurélio Santos, membro da Comissão Central de Controlo, para quem «o capitalismo não é seguramente o fim da história como o atestam as grandes contradições do sistema que se agudizam de dia para dia».

A assinalar o Dia Internacional da Mulher, José Costa, da Comissão Concelhia de Ovar, saudou as mulheres presentes, lembrando que a luta pela igualdade continua a ser uma batalha do PCP, já que, em Portugal, são ainda as mulheres - que continuam a ganhar menos que os homens - as primeiras vítimas da precariedade e do desemprego.

As comemorações promovidas pela Concelhia de Ovar só terminaram, porém, na passada sexta-feira, com um sarau de poesia no Orfeão de Ovar, que contou com a participação de Odete Santos na voz e Fausto Neves no piano.


Palavras e cravos


A Comissão Concelhia de Faro, por sua vez, assinalou o aniversário do Partido, com um almoço convívio, que juntou mais de uma centena de militantes e simpatizantes do PCP e contou com a participação de João Armando, do Comité Central.

À intervenção de abertura, feita por Carina Infante, da Comissão Concelhia, sobre os objectivos do convívio, seguiu-se uma curta intervenção de Botelho, membro da DORAL e da Concelhia de Faro, que, com palavras simples mas carregadas de simbolismo revolucionário, homenageou os velhos militantes do concelho que, desde a clandestinidade, trabalham dedicadamente para o Partido.

A iniciativa contou a participação de José Maria, um dos fundadores da Brigada Vítor Jara, que aqueceu o ambiente com a música tradicional portuguesa e musica de intervenção e combate.

No Cadaval, os comunistas iniciaram as comemorações do aniversário do Partido e do Dia Internacional da Mulher com uma visita ao Mercado Municipal e comércio local, por onde distribuíram cravos e um folheto com um poema de Ary dos Santos alusivo ao 8 de Março.

A comitiva, de que fazia parte Rosa Rabiais, membro do Secretariado do PCP, denunciou junto da população as concepções retrógradas do actual governo e o importante papel dos comunistas no combate a estas concepções e por uma sociedade mais justa.

Seguiu-se um almoço, em que intervieram Ricardo Miguel, da Concelhia do Cadaval, e Rosa Rabiais.



Mais artigos de: PCP

Afirmar o PCP, transformar a realidade

«Organizar, intervir, lutar – afirmar o PCP.» Estes eram, para além de lema, objectivos centrais da VI AORS do PCP, realizada em Setúbal no passado dia 15, no sentido dos quais se deram passos decididos.

Comemorar um Partido cheio de vida

O Teatro Rivoli abarrotava de entusiasmo, no domingo passado, ao som de Manuel Freire, na comemoração do 82.º aniversário do PCP, no Porto.

Orientar o recrutamento

Dando cumprimento às decisões do 16.º Congresso e da Conferência Nacional, as organizações locais e sectoriais do PCP prosseguem a realização de Assembleias de Organização.

Trabalhadores são decisivos

A célula do PCP no Arsenal do Alfeite realizou, no passado dia 8 de Março, a sua 7.ª Assembleia de Organização, que debateu a actual situação política, particularmente a situação do Estaleiro, definiu medidas para o reforço da organização do Partido e elegeu o novo Secretariado, composto por sete camaradas.

Direcção Regional aprova normas de funcionamento

Reunida dois dias após a realização da 2ª Assembleia Regional do Alentejo, a nova Direcção Regional aprovou normas relativas ao seu funcionamento, procedeu a ajustamentos do calendário de iniciativas para 2003 e elegeu o seu Executivo, agora constituído por José Soeiro, António Vitória, Fernando Carmosino, José Catalino e Raimundo Cabral.