Nova votação dia 25 em Lisboa
A Assembleia Municipal de Lisboa volta a reunir na próxima terça-feira, dia 25, para eleger o seu presidente.
Na votação que teve lugar anteontem, participaram 106 deputados municipais, registando-se 44 votos a favor do candidato indicado pelo PCP, 61 votos contra e uma abstenção. Pouco depois de conhecido o resultado, o Partido anunciou que vai voltar a apresentar a candidatura do escritor Modesto Navarro.
A Assembleia Municipal é composta por 39 deputados do PSD, 30 do PCP, 26 do PS, 5 do CDS/PP, 3 do Partido Ecologista «Os Verdes», 2 do BE e 2 do PPM. Apenas uma deputada socialista não exerceu o seu direito de voto.
Em resultado das últimas eleições autárquicas, a que PS e PCP voltaram a concorrer em coligação, os dois partidos têm maioria na Assembleia Municipal de Lisboa. O acordo que regeu a coligação estipula que a escolha do presidente é uma responsabilidade dos comunistas. Nesse quadro, o cargo de presidente da AML foi desempenhado durante vários anos por João Amaral, falecido em Janeiro.
Modesto Navarro é membro da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP e desde 1985 faz parte da Assembleia Municipal de Lisboa, a cuja Comissão Permanente de Educação, Desporto e Juventude preside desde 1998.
Martinho Baptista, que lidera o grupo de deputados municipais comunistas, reafirmou ao Avante! que a decisão tomada enquadra-se no acordo que o PCP sempre respeitou e espera que todas as forças da coligação assumam as suas responsabilidades. A propósito do resultado da votação de anteontem e de comentários de responsáveis concelhios do PS, lembrou que as figuras mais importantes da bancada socialista fizeram, nas últimas semanas, várias declarações públicas que punham em causa a escolha feita pelo PCP e a opção de voto que poderiam tomar.