Palmela investe em qualidade de vida
A construção de novos equipamentos culturais e desportivos, a valorização do espaço urbano e a requalificação da vala da Salagueirinha são algumas das ideias estratégicas da pré-proposta do Plano de Urbanização e do Pinhal Novo.
Na apresentação pública do documento, que decorreu no Auditório Municipal da Praça da Independência, a equipa técnica liderada pelo arquitecto Luís Rebolo fez uma abordagem exaustiva das propostas de desenvolvimento do Pinhal Novo, que mereceram o elogio de centenas de pinhalnovenses.
O trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar definiu algumas linhas de orientação que passam pela valorização do espaço urbano, retirada do trafego rodoviário do interior da vila e minimização da barreira física que constitui a linha do caminho de ferro.
A aproximação entre as duas metades da vila de Pinhal Novo, dividida ao meio pela linha de caminho de ferro, passa pela construção de um total de quatro pontos de atravessamento da linha ferroviária para veículos automóveis e pela construção de cinco passagens pedonais.
Por outro lado, a pré-proposta do Plano de Urbanização prevê uma linha de continuidade dos espaços verdes através da requalificação da vala da Salgueirinha, para além da construção de um grande parque urbano e de zonas de lazer, estando ainda previstas a construção de diversos equipamentos e um complexo desportivo.
A construção de uma estação ferroviária subterrânea e da variante à EN252, a Poente da vila, embora não dependente directamente da autarquia, também são elementos fundamentais do Plano de Urbanização de Pinhal Novo.