Erradicar a pobreza na Moita
O presidente da Câmara Municipal da Moita, João Lobo, presidiu na passada semana à tomada de posse do Concelho Local de Acção Social da Moita (CLASM), que visa «erradicar a pobreza e fazer face à exclusão social».
Integrado no Programa da Rede Social, o CLASM é uma estrutura que conta já com a adesão de 19 instituições do concelho e visa promover a articulação e congregação de esforços entre a autarquia e entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos.
«Por outro lado, o CLASM vai permitir a rentabilização das práticas e estruturas de solidariedade já existentes, bem como a introdução de dinâmicas de planeamento estratégico de intervenção social», disse o autarca da CDU, em declarações à Lusa.
Em termos práticos, o Concelho Local de Acção Social da Moita deverá facilitar o encaminhamento dos apoios sociais e proporcionar a intervenção de diversas instituições, sempre que sejam detectadas situações que justifiquem uma intervenção multidisciplinar e de diversas instituições.
Para além da Câmara Municipal da Moita, integram também o CLASM o Centro Distrital de Segurança Social, a Associação Mutualista da Moita, Centros de Saúde da Moita e da Baixa da Banheira, a Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas da Moita e do Barreiro e diversas escolas, entre outras instituições públicas e privadas.