CDU responsabiliza EDP

CDU responsabiliza EDP

A CDU do Porto responsabilizou, na passada semana, a EDP pelas cheias verificadas no Porto e Gaia, acusando-a de ter tido oportunidade de diminuir significativamente o nível das albufeiras.

«Entre a cheia que ocorreu antes do Natal e o dia 3, o Rio Douro, na cidade do Porto, retomou praticamente o seu leito normal. Durante esse período, a EDP poderia ter diminuído significativamente o nível das diversas albufeiras», refere a CDU, em comunicado.

A CDU acusa a EDP de se ter subordinado a «uma lógica exclusiva de lucro privado (produção e venda de energia), pondo de lado a função regularizadora de caudais das barragens e causando, consequentemente, enormes sacrifícios às populações das zonas ribeirinhas e enormes prejuízos ao país».

No comunicado, a CDU refere que o deputado Honório Novo vai apresentar «um requerimento na Assembleia da República, exigindo ao ministro da Economia um cabal esclarecimento sobre a forma como a EDP geriu as barragens do Rio Douro».

Entretanto, o vereador da CDU na Câmara do Porto, Rui Sá, abordou este assunto na reunião camarária de terça-feira, «propondo uma tomada de posição que manifeste a indignação da cidade relativamente a este comportamento da EDP».

A CDU lamenta ainda que «a generalidade das companhias de seguros se recuse a efectuar seguros aos comerciantes que cubram prejuízos decorrentes das cheias».



Mais artigos de: Nacional

Marcha lenta na Margem Sul

Uma caravana com dezenas de automóveis saiu em marcha lenta do Parque Urbano de Corroios em direcção à auto-estrada. O protesto visou reivindicar melhores acessos e mais transportes públicos.

Presidente da Câmara retira pelouros à CDU

O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, o socialista Emílio Xavier, decidiu retirar os pelouros aos vereadores da CDU, por terem votado contra o Plano de Actividades e Orçamento de 2003.

Almada aposta no tratamento dos esgotos

O plano da Câmara Municipal de Almada para 2003, aprovado recentemente, prevê a cobertura total do concelho em termos de saneamento básico, estando prevista a entrada em funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Mutela e Portinho da Costa, noticiou, esta...

A gestão da CML é feita a olho e… com ‘olho’

Em jeito de balanço de um ano de mandato, interessa verificar por onde passam as linhas de rumo de uma CML governada pelo PSD em aliança com o CDS. Nos primeiros dias de Dezembro, as Quintas dos Lilazes e das Conchas, duas pérolas ambientais do Lumiar, foram mais uma vez delapidadas pela empresa...