Artigo anterior  Próximo artigo


PCP
BREVES


SESIMBRA
Contratação afrontosa

«A hora é de luta» e os pescadores podem «continuar a contar com o PCP», diz a Comissão Concelhia de Sesimbra deste partido, após analisar a difícil situação social em que se encontram os pescadores, devido à não renovação do Acordo de Pescas da União Europeia com Marrocos.

O PCP lembra, entretanto, os alertas feitos ao Governo, nos últimos anos, para a necessidade de se procurar soluções que contrariassem a previsível não renovação do Acordo e considera que a situação que hoje se vive vem provar que tinha razão.

Quanto à notícia vinda a público sobre a contratação, por um elevado valor, de um ex-vereador como assessor do presidente da Câmara de Sesimbra, o PCP esclarece o facto de ela não ter sido objecto de qualquer deliberação da Câmara ou consulta aos eleitos da CDU que, «indignados», consideram a mesma uma «clara afronta à degradação dos salários da esmagadora maioria dos trabalhadores».

LISBOA
Solidariedade com Cuba

O Sector de Transportes da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP tem em curso uma Campanha de Solidariedade com o povo cubano, que se integra na viagem a Cuba promovida por este sector e a realizar em Abril próximo.

Alargando a Campanha a outros sectores, os comunistas dos transportes apelam à colaboração de todos no sentido de oferecerem medicamentos e materiais escolares (canetas, lápis, apara lápis, borrachas, cadernos escolares, etc.), que deverão ser entregues até ao dia 19 de Abril, no Centro de Trabalho Vitória (Sector de Transportes), em Lisboa.

ALCOCHETE
Falso alarme

Os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Alcochete protestaram na última reunião de Câmara contra as declarações feitas pelo actual presidente do município e ex-vereador ao jornal «A Capital», no sentido de fazer crer que a Câmara tem dificuldades financeiras.

Na verdade, dizem estes eleitos, o presidente da Câmara «sabe perfeitamente» que esta ainda tem «capacidade de endividamento para contrair novos empréstimos a médio e longo prazo»». Aliás, o Executivo aprovou, recentemente, um empréstimo para o programa PER, tendo sido apresentado, na altura, um mapa que provava que a Câmara estava à vontade para o fazer e, até, para o duplicar. De facto, o serviço de dívida, que neste momento está em 46 211 contos, pode atingir os 102.132 contos.

EMIGRAÇÃO
Intensa actividade

A candidatura da CDU na Europa teve um fim-de-semana particularmente activo com a realização de várias iniciativas, contactos e visitas em que estiveram envolvidos os candidatos e o deputado Rodeia Machado.

Entre essas iniciativas, destaca-se os debates sobre a problemática da emigração em Frankfurt, com a participação de Luciano Caetano da Rosa, e, no Luxemburgo, com Honorata Martins e, ainda, um outro, no domingo, em Bruxelas, sobre a situação política e as eleições legislativas, com Pedro Guerreiro, do Comité Central.

«Avante!» Nº 1472 - 14.Fevereiro.2002