Contra o rumo de desastre nacional
A CDU realizou, no dia 19 de Abril, a sua primeira Jornada Nacional de propaganda – no quadro das presentes eleições legislativas – contra a intenção do Governo PS, com o apoio do PSD, do CDS e do Presidente da República, de abrir caminho a uma intervenção externa em Portugal por parte da União Europeia e do FMI.
Acção de contacto e esclarecimento
Uma jornada que acontece um dia depois do início das negociações entre o FMI/BCE/UE e as instituições portuguesas, e que até ao momento já contou, por todo o País, com dezenas de iniciativas, envolvendo centenas de activistas – em particular candidatos da CDU – numa acção de contacto e esclarecimento dos trabalhadores e das populações, apelando à sua indignação e protesto contra os responsáveis pelo rumo de desastre nacional que atinge o País.
Com esta acção pretende-se ainda denunciar que a «ilegítima» intervenção externa visa continuar a apoiar a banca e os grupos económicos – nacionais e estrangeiros – ao mesmo tempo que impõe sacrifícios ao povo português e condiciona o futuro do País, assim como reafirmar que, tal como a CDU tem proposto, «havia e há alternativas a esta opção, com a renegociação da dívida pública, o apoio à produção nacional, a diversificação das fontes de financiamento».
Na Região de Setúbal, os candidatos e activistas da CDU estiveram na rua e nos locais de trabalho, esclarecendo e mobilizando junto dos trabalhadores da Siderurgia Nacional, no Seixal, na Metalúrgica, de Alhos Vedros, na AMAL e Comimba, Moita, na Câmara e nos SMAS de Almada, com as populações nas estações ferroviárias da Moita e Alhos Vedros.
Foram ainda feitos contactos na Portucel (Setúbal), nas câmaras municipais de Setúbal e Barreiro, no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Terminal dos TST em Setúbal, na Fertagus (Pragal), na Transtejo (Cacilhas), nos mercados municipais da Torre da Marinha (Seixal), Sesimbra, 1.º de Maio e Levante (Barreiro), no Fórum Almada, no Centro Regional de Segurança Social (Setúbal), na Ecalma (Almada), na Câmara do Barreiro, na Baixa da Banheira, no Montijo, no Pinhal Novo, na Verderena e em Santo António da Charneca.
A jornada da CDU chegou ainda aos trabalhadores da Continental Teves e Visteon (Palmela), da Delphi (Seixal), da Lisnave (Setúbal), dos Transportes Colectivos do Barreiro e da Electro-Arco (Palmela).
No Porto, com a presença de Jorge Machado e Paula Baptista, segundo e terceiro candidatos das listas da CDU pelo círculo eleitoral do distrito, realizou-se contactos com a população de Vila Nova de Gaia, junto à Estação do Metro de D. João II.
No mesmo dia, mas na Covilhã, teve lugar uma acção de informação junto ao Pingo-Doce, com a participação, entre outros, de Vítor Silva, primeiro candidato da CDU pelo distrito de Castelo Branco.
Mural em Braga
Dezenas de activistas participaram, em Braga, na pintura de um mural contra a intervenção do FMI em Portugal, que vai ficar exposto durante três semanas com a afirmação: «FMI fora de Portugal. Contra o roubo. Soberania Nacional»