Jornada Nacional da CDU

Contra o rumo de desastre nacional

A CDU realizou, no dia 19 de Abril, a sua primeira Jornada Nacional de propaganda – no quadro das presentes eleições legislativas – contra a intenção do Governo PS, com o apoio do PSD, do CDS e do Presidente da República, de abrir caminho a uma intervenção externa em Portugal por parte da União Europeia e do FMI.

Acção de contacto e esclarecimento

Uma jornada que acontece um dia depois do início das negociações entre o FMI/BCE/UE e as instituições portuguesas, e que até ao momento já contou, por todo o País, com dezenas de iniciativas, envolvendo centenas de activistas – em particular candidatos da CDU – numa acção de contacto e esclarecimento dos trabalhadores e das populações, apelando à sua indignação e protesto contra os responsáveis pelo rumo de desastre nacional que atinge o País.

Com esta acção pretende-se ainda denunciar que a «ilegítima» intervenção externa visa continuar a apoiar a banca e os grupos económicos – nacionais e estrangeiros – ao mesmo tempo que impõe sacrifícios ao povo português e condiciona o futuro do País, assim como reafirmar que, tal como a CDU tem proposto, «havia e há alternativas a esta opção, com a renegociação da dívida pública, o apoio à produção nacional, a diversificação das fontes de financiamento».

Na Região de Setúbal, os candidatos e activistas da CDU estiveram na rua e nos locais de trabalho, esclarecendo e mobilizando junto dos trabalhadores da Siderurgia Nacional, no Seixal, na Metalúrgica, de Alhos Vedros, na AMAL e Comimba, Moita, na Câmara e nos SMAS de Almada, com as populações nas estações ferroviárias da Moita e Alhos Vedros.

Foram ainda feitos contactos na Portucel (Setúbal), nas câmaras municipais de Setúbal e Barreiro, no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Terminal dos TST em Setúbal, na Fertagus (Pragal), na Transtejo (Cacilhas), nos mercados municipais da Torre da Marinha (Seixal), Sesimbra, 1.º de Maio e Levante (Barreiro), no Fórum Almada, no Centro Regional de Segurança Social (Setúbal), na Ecalma (Almada), na Câmara do Barreiro, na Baixa da Banheira, no Montijo, no Pinhal Novo, na Verderena e em Santo António da Charneca.

A jornada da CDU chegou ainda aos trabalhadores da Continental Teves e Visteon (Palmela), da Delphi (Seixal), da Lisnave (Setúbal), dos Transportes Colectivos do Barreiro e da Electro-Arco (Palmela).

No Porto, com a presença de Jorge Machado e Paula Baptista, segundo e terceiro candidatos das listas da CDU pelo círculo eleitoral do distrito, realizou-se contactos com a população de Vila Nova de Gaia, junto à Estação do Metro de D. João II.

No mesmo dia, mas na Covilhã, teve lugar uma acção de informação junto ao Pingo-Doce, com a participação, entre outros, de Vítor Silva, primeiro candidato da CDU pelo distrito de Castelo Branco.

Image 7387


Mural em Braga

 

Dezenas de activistas participaram, em Braga, na pintura de um mural contra a intervenção do FMI em Portugal, que vai ficar exposto durante três semanas com a afirmação: «FMI fora de Portugal. Contra o roubo. Soberania Nacional»

 



Mais artigos de: Legislativas 2011

Dar resposta à juventude

Na apresentação das «20 medidas urgentes para a juventude», que aconteceu, sábado, no Espaço Vitória, em Lisboa, Jerónimo de Sousa salientou que «está nas mãos de cada um assegurar, com o seu voto na CDU, a inadiável ruptura com a política de direita e a construção de uma nova política patriótica e de esquerda que os jovens e o País tanto precisam».

O voto da mudança!

A CDU apresentou, publicamente, em Beja, os seus candidatos pelo distrito às eleições de 5 de Junho, de onde vão sair os 230 deputados à Assembleia da República.

Inverter o rumo de crise

A CDU entregou, no dia 13 de Abril, no Tribunal de Vila Real, o processo eleitoral de candidatura às eleições para a Assembleia da República que se irão realizar no dia 5 de Junho. Na ocasião, entre outros, estiveram presentes o mandatário distrital, Frederico Neves, e o...

Campanha de proximidade

No dia 16 de Abril, na Escola Quinta das Palmeiras, na Covilhã, teve lugar a sessão pública de apresentação da lista da CDU às próximas eleições legislativas de 5 de Junho. Uma iniciativa que contou com a presença, entre muitos outros, de Ana...

Esclarecer os trabalhadores

Por iniciativa da Juventude CDU, Rita Rato, deputada do PCP à Assembleia da República, participou, no dia 18 de Abril, numa iniciativa de contacto com os trabalhadores das grandes superfícies comerciais na Península de Setúbal, nomeadamente no Fórum Almada, Rio Sul e Fórum...

Percurso de trabalho

Em Portalegre, a CDU apresentou, no dia 19, no Museu da Tapeçaria Guy Fino, a sua lista pelo círculo eleitoral do distrito. Diogo Júlio Serra é o mandatário distrital, e António Paula Campos o mandatário concelhio. A lista é constituída por Luísa...

«Um milhão de contactos»

No âmbito da iniciativa «Um milhão de contactos», a CDU levou a efeito, no dia 23 de Abril, com a participação de Honório Novo, candidato da CDU pelo círculo eleitoral do Porto, uma acção pelo concelho de Matosinhos, que percorreu o Mercado de S. Mamede,...

<i>Outdoor</i> da CDU

Está já afixado o primeiro cartaz outdoor da CDU para as eleições legislativas antecipadas de 5 de Junho. O cartaz centra-se na rejeição da presença do FMI em Portugal e da política de direita seguida há 35 anos por PS, PSD e CDS....

Defender a escola pública

Paula Baptista, terceira candidata da CDU pelo círculo eleitoral do Porto, e João Pires, do Comité Central do PCP, manifestaram-se contra o reordenamento da rede escolar em Vila Nova de Gaia, uma vez que contraria «os conceitos base» de um projecto de educação, «seja...