Mais de duas mil pessoas assinam petição por «uma ferrovia de qualidade» no Alentejo
A petição «Por uma ferrovia de qualidade ao serviço da Região Alentejo», promovida pela Comissão de Utentes Em Defesa da Linha do Alentejo, já ultrapassou as duas mil assinaturas. Os promotores consideram que o actual serviço ferroviário não responde às necessidades das populações, dificultando deslocações diárias para trabalho, estudo ou acesso à saúde, sobretudo nas ligações entre o Alentejo e Lisboa.
A comissão refere que o «Passe Ferroviário Verde» aumentou a procura do comboio, mas lembra que a CP – Comboios de Portugal não possui material circulante suficiente para responder ao aumento de passageiros. Entre os problemas apontados está o serviço Intercidades Lisboa–Évora/Beja, com o troço Beja–Casa Branca ainda assegurado por automotoras «diesel» antigas, sujeitas a avarias e atrasos frequentes.
Os utentes denunciam também situações de sobrelotação nas composições para Lisboa, afectando passageiros de Vendas Novas, Cuba, Alvito, Montemor-o-Novo e Viana do Alentejo. A petição exige o reforço das composições, a entrada em funcionamento das novas automotoras «Flirt», a electrificação da Linha do Alentejo e a reposição do serviço de passageiros na Linha de Vendas Novas.




