Mil crianças na Festa para o Dia da Árvore

Vindas de sete escolas da Freguesia de Amora, 1250 crianças de 58 turmas, vizinhas da Festa do Avante!, passaram a manhã de sexta-feira, dia 27, na «quinta», brincando e aprendendo, a celebrar o Dia da Árvore.

A «quinta» tem muita vida, mesmo fora dos dias da Festa do Avante!


Mais um ano, cumprindo uma já autêntica tradição, as escolas aceitaram o convite da Festa do Avante!, que organizou com todo o primor um programa intenso, interessante e divertido, para este Dia Mundial da Árvore, atrasado pelo mau tempo da semana passada.

As turmas começaram a chegar à Quinta da Atalaia, pelo acesso de serviço, junto ao estaleiro, por volta das nove horas. Quem precisou, teve o acompanhamento de agentes da Escola Segura, no percurso desde os estabelecimentos de Ensino Básico.

Aguardados por camaradas do colectivo permanente da Festa, alunos, professores e assistentes eram encaminhados para o local onde, em Setembro, esteve o Espaço Central. Para cada turma, estava preparada uma grande mesa, com terra, vasos biodegradáveis e vasos de papel, mais pequenos, com raminhos de alecrim. Na outra metade da mesa, havia um conjunto de amuletos de madeira, cola e purpurinas coloridas, para que cada criança decorasse o seu amuleto.

Na primeira parte da brincadeira, era preciso encher o vaso maior de terra, mas também com algumas pedrinhas, mudar o alecrim, apertar mais um pouco a terra, para ficar bem seguro. A imaginação e a arte das mãos aplicavam-se, depois, nos círculos de madeira, ligados três a três, na cola e nas pequeninas e brilhantes purpurinas, produzindo amuletos únicos.

Lavar as mãos era outra festa, no meio de saltos e corridas, que incluíam aventuras na estrutura tubular.

Hora de merendar! Mas passa depressa. Logo, logo, uma após outra, lá vão as turmas para o Espaço Criança. De escorregas a baloiços, sobe-sobe, esconde-esconde, não faltam ali enredos para as brincadeiras. Mas os anfitriões ainda acrescentaram uns pormenores.

Num improvisado curral, foram colocadas cinco ovelhas e cinco crias, que ficaram carregadas de mil mimos. Mais acima, outros camaradas ofereciam águas e chá frio, de tília. Por ali, encontrámos uma camarada enfermeira, de plantão para qualquer eventualidade. Com missão semelhante e uma super-mota em apoio, lá estava um bombeiro.

E, para ganhar sede e soltar energias infinitas, erguia-se – pouco, mas com forte presença – um mini-palco, centro de animação de onde vibravam músicas conhecidas de todos, coreografias a preceito e desafios inóspitos. Tudo bailava, mesmo as crianças mais afastadas, entretidas noutros afazeres.

A este mini-palco subiu Paula Santos, da Comissão Política do Comité Central do PCP e presidente do grupo parlamentar comunista, para uma breve saudação a todos os convidados, lembrando como o Partido tem trabalhado para fazer valer os direitos das crianças e dos pais.

Além dos vasos de alecrim e dos amuletos, os ilustres convidados levaram consigo também um postal de papel com sementes, para prolongarem esta festa da árvore e juntarem às gratas recordações nascidas neste dia na «quinta».

 



Mais artigos de: PCP

Para um distrito de Braga melhor é necessário um PCP mais forte

No dia 29, no pavilhão da Escola Secundária das Caldas das Taipas, em Guimarães, reuniram-se centenas de militantes do distrito de Braga – na sua XII Assembleia – para discutir o futuro da sua organização, da região e de quem lá vive e trabalha. Como fez notar Paulo Raimundo, também ali é preciso um Partido mais forte para que mais forte seja a luta por melhores condições de vida.

Valores de Abril estão agora inscritos nas paredes do Porto

Foi inaugurado, no dia 30, o segundo mural colectivo de azulejos alusivo aos valores de Abril. Desta feita, na cidade no Porto, no exterior da Estação de metro da Trindade. Muitos foram os que participaram na iniciativa, entre eles esteve Paulo Raimundo.

A vida de Octávio Pato é um apelo à resistência

«Octávio Pato foi um dirigente comunista com uma vida de coragem dedicada à causa revolucionária, foi um incansável construtor do Partido», afirmou Paulo Raimundo na sessão evocativa realizada em Lisboa anteontem, 1, dia em que faria 100 anos.

PCP alerta em Évora para bomba fotovoltaica

Face à proliferação de centrais fotovoltaicas no distrito de Évora, sem que sejam tidas em conta as necessidades da região e a opinião das populações, o PCP denuncia o favorecimento do grande capital.

Visita à Futurália

De visita à Futurália, no dia 25, o Secretário-Geral do PCP defendeu a valorização dos direitos da juventude e o reforço da escola pública de Abril. Acompanhado por dirigentes da JCP, Paulo Raimundo conversou com alguns estudantes ali presentes, que se queixaram das propinas, e sublinhou o...