Manifestação de jovens trabalhadores é amanhã em Lisboa
Amanhã, 28, espera-se uma participada Manifestação Nacional de Jovens Trabalhadores, a ter início às 15h00, na Praça da Figueira, Lisboa, promovida pela Interjovem/CGTP-IN pelo Dia Nacional da Juventude.
Sete em cada 10 jovens trabalhadores levam para casa menos de 1000 euros por mês
Tal como em anos anteriores, a juventude trabalhadora irá sair à rua em luta contra a precariedade, a desregulação dos horários de trabalho e a pobreza.
Nesta acção, os jovens trabalhadores irão, igualmente, exigir a sua valorização, reivindicando o aumento do salário mínimo para os 1000 euros (num contexto onde sete em cada 10 jovens leva para casa salários abaixo deste valor).
Mas, como a luta continua, também no dia 5 de Abril os trabalhadores irão sair à rua numa manifestação nacional em Lisboa, Porto e Coimbra, promovida pela CGTP-IN, sob o mote «Mais salários e melhores pensões. Defender os serviços públicos e as funções sociais do Estado. Segurança Social, saúde, educação, habitação».
Defender a Segurança Social
Também na semana de 17 a 21 de Março, a Intersindical realizou uma Semana de Esclarecimento e Mobilização em Defesa da Segurança Social, com um vasto conjunto de iniciativas em várias regiões e sectores de actividade, como debates, tribunas públicas e plenários.
A Semana teve início, no dia 17, com um debate sob o lema «Uma Segurança Social pública e solidária», promovido pela FENPROF, e uma tribuna pública em frente ao Centro Distrital da Segurança Social de Faro.
Nos demais dias, as iniciativas decorreram com forte adesão dos trabalhadores, destacando-se um cordão humano em Portalegre e uma tribuna pública junto ao edifício da Segurança Social em Braga, ambas no dia 20.
«A Segurança Social pública é um pilar essencial dos direitos sociais, dos trabalhadores e dos reformados, da coesão social, no combate à pobreza e à exclusão social, uma conquista de Abril e património dos trabalhadores. O discurso da insustentabilidade é uma falácia», sublinhou a CGTP-IN em nota de imprensa de dia 19.