Legado de Carlos Paredes evocado em concerto
No próximo dia 21 de Março, o PCP vai organizar mais uma iniciativa de homenagem a Carlos Paredes, no ano em que se celebra o centenário do seu nascimento. Trata-se de um grande concerto, no Fórum Lisboa, às 21h, que conta com as participações do Sexteto Bernardo Moreira, Paredes Cantado, Joana Bagulho, João Paulo Esteves da Silva, Luísa Amaro, Mafalda Lemos, Gonçalo Lopes e Alexandre Branco Weffort. A iniciativa contará igualmente com a presença do Secretário-Geral do Partido, Paulo Raimundo.
As comemorações do centenário de Carlos Paredes tiveram início em Agosto do ano passado. No seu âmbito, já se realizaram várias iniciativas, das quais se destacam o concerto na Festa do Avante! de 2024 e o seminário que se realizou no dia 20 de Fevereiro, que permitiu reunir um conjunto muito diversificado e rico de reflexões sobre a vida e a obra do músico.
O concerto de 21 de Março promete celebrar não apenas o legado musical do «homem dos mil dedos», mas também a sua profunda ligação à cultura popular, a luta pela liberdade e pela democracia e a sua militância comunista.
A música de Carlos Paredes, por estar profundamente ligada à vida, transcende o tempo e os géneros, sendo por isso reimaginada e reinterpretada por artistas de diversas linguagens musicais. É uma prova evidente de que a sua música é um legado vivo que continua a ser uma fonte inesgotável de inspiração para o presente e o futuro da música.
O concerto organizado pelo PCP não é apenas um tributo à obra de Carlos Paredes. É a reafirmação do seu compromisso com a defesa da cultura como um direito de todos e um pilar essencial da democracia.
O concerto de homenagem a Carlos Paredes será um momento único de celebração da música, da cultura e da resistência. Os ingressos estão disponíveis nas organizações ou mediante e-mail enviado para [email protected].