Lutas nacionais em Fevereiro
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais convocou uma greve nacional, para 26, 27 e 28 de Fevereiro, exigindo resposta aos problemas dos trabalhadores das carreiras gerais da Função Pública.
Em cada dia, farão greve os trabalhadores de uma das carreiras: Técnicos Superiores, dia 16; Assistentes Técnicos, dia 27; e Assistentes Operacionais, dia 28.
Esta luta «terá impacto em diversos sectores da Administração Pública», adiantou a FNSTFPS. Numa nota à comunicação social, a federação da CGTP-IN explica que os trabalhadores reivindicam o início imediato dos processos negociais de valorização, a subida imediata de níveis remuneratórios e a aplicação, a todas as carreiras, da valorização pela antiguidade.
O STAL e o STML marcaram, para 28 de Fevereiro, em Lisboa, uma manifestação nacional dos trabalhadores da Administração Local, empresas municipais e concessionárias, contra «a política de empobrecimento que o Governo PSD/CDS teima em prosseguir» e por «aumentos salariais reais, a valorização das carreiras e a revogação do SIADAP, entre outras matérias».
Numa nota de imprensa divulgada anteontem, o STAL adianta que a concentração inicial será às 14h30, na Praça da Figueira, seguindo para o Ministério das Finanças.