Conselho Europeu insiste no militarismo e na guerra

No debate realizado na sessão plenária de Estrasburgo, no dia 22 de Janeiro, o deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Oliveira, criticou as conclusões da primeira reunião do Conselho Europeu dirigida pelo novo presidente daquele órgão, António Costa.

O deputado comunista destacou que tais conclusões «são motivo de preocupação» e que «quem criou expectativas» com a eleição de António Costa «estará hoje certamente desiludido ao verificar que afinal nada mudou nas políticas da União Europeia».

Considerou que, nas conclusões, bem como na intervenção do presidente do Conselho Europeu no debate, «as preocupações com as desigualdades sociais têm apenas lugar de nota de rodapé» e «insistem no militarismo, na guerra, na indústria de armamento, no desvio de recursos orçamentais para a produção de armas e munições».

Para João Oliveira, «nada disso serve os povos, nada disso corresponde às necessidades e prioridades dos povos, nada disso contribui para construir um futuro melhor». Por isso, fez um «desafio claro» ao presidente do Conselho Europeu para que coloque nas prioridades da sua agenda «o aumento de salários e pensões; o direito a uma habitação digna e acessível a todos; o travão ao aumento do custo de vida; o investimento nos serviços públicos para garantir saúde, educação, protecção social, cultura; a construção da paz em vez da insistência na guerra». E enfatizou que essas questões prioritárias são as que correspondem «às verdadeiras necessidades dos povos».





Mais artigos de: Europa

Eleições presidenciais na Bielorrússia

Aleksandr Lukashenko foi reeleito no domingo, 26, com larga maioria, para mais um mandato de cinco anos como presidente da Bielorrússia. A eleição presidencial decorreu sem incidentes, apesar da ingerência dos EUA e da UE.

Um salário mínimo «desadequado»

A Maria João trabalha há mais de 30 anos no sector das limpezas. Trabalha para uma daquelas empresas que prestam serviços de limpeza a muitas outras empresas e a serviços e organismos do Estado. No final do mês, e desde há muitos anos, que no recibo de vencimento da Maria João aparece, invariavelmente, o valor do salário...