Mobilização na Administração Pública
A Frente Comum e os sindicatos rejeitam o ataque aos direitos e o prosseguimento das políticas de empobrecimento. Para garantir o reforço dos direitos e responder às legítimas expectativas de melhores condições de vida e de trabalho, exigem a negociação efectiva da Proposta Reivindicativa Comum.
Por estes objectivos, intensifica-se a mobilização dos trabalhadores da Administração Pública central, regional e local (incluindo empresas), para a manifestação nacional, a 25 de Outubro. Convocada para as 15h00, em Lisboa, do Marquês de Pombal até à Assembleia da República, tem por lema «Parar o empobrecimento! Aumentar salários e pensões, valorizar carreiras, reforçar os serviços públicos».
Nos documentos em distribuição, a nível sectorial, realça-se que os trabalhadores da Administração Pública sofrem a redução do poder de compra, com uma perda, em média, equivalente a três salários, desde 2009.
Para concretizar a exigência de 150 euros de aumento salarial, para todos os trabalhadores, bastariam apenas 4,3 por cento da rubrica «aquisição de serviços», no OE de 2024.