Acção nacional Aumentar Salários e Pensões por todo o País

Lan­çada, pelas mãos do PCP, há duas se­manas, a acção na­ci­onal Au­mentar Sa­lá­rios e Pen­sões, para uma vida me­lhor tem con­ti­nuado a marcar pre­sença as­sídua pelos lo­cais de tra­balho de todo o País. Esta se­mana, o Avante! Mostra exem­plos da Ma­deira, Viana do Cas­telo, Sines, Al­cácer do Sal e de Ponte de Sôr

Na Re­gião Au­tó­noma da Ma­deira, o PCP tem-se des­do­brado sobre múl­ti­plos con­tactos, ver­sando di­fe­rentes áreas da vida de quem vive e tra­balha no ar­qui­pé­lago.

An­te­ontem, dia 15, junto da ad­mi­nis­tração pú­blica cen­tral, o PCP de­nun­ciou serem os tra­ba­lha­dores do Es­tado por­tu­guês com ca­te­go­rias re­mu­ne­ra­tó­rias mais baixas, os únicos a au­fe­rirem ofi­ci­al­mente um ven­ci­mento in­fe­rior ao Sa­lário Mí­nimo Re­gi­onal.

No mesmo dia, mas junto dos tra­ba­lha­dores da Uni­ver­si­dade da Ma­deira, no campus uni­ver­si­tário da Pen­teada, Ri­cardo Lume afirmou que não é acei­tável que na re­gião o «Go­verno da Re­pú­blica, com o com­pa­drio do Go­verno Re­gi­onal, seja o maior pro­motor das in­jus­tiças sa­la­riais, per­mi­tindo que fun­ci­o­ná­rios sobre a sua tu­tela au­firam sa­lá­rios in­fe­ri­ores ao sa­lário mí­nimo a pra­ticar na re­gião».

O di­ri­gente re­cordou ainda que na re­gião da Ma­deira, tendo em conta os custos de in­su­la­ri­dade e con­si­de­rando que os bens e ser­viços têm um custo mais ele­vado do que no resto do País, é anu­al­mente de­fi­nido, através de De­creto Le­gis­la­tivo Re­gi­onal, um acrés­cimo ao valor do Sa­lário Mí­nimo Na­ci­onal.

No dia 6, na Ma­deira, o PCP re­a­lizou uma jor­nada de con­tacto com a po­pu­lação no centro da Ri­beira Brava, onde foram co­lo­cadas, por parte das pes­soas, grandes pre­o­cu­pa­ções sobre o au­mento do custo de vida. No local foi pos­sível per­ceber que, entre as des­pesas com a ha­bi­tação, as contas da água e da elec­tri­ci­dade e as des­pesas com a ali­men­tação, é cada vez mais di­fícil chegar com sa­lário ou pensão até ao final do mês.

Já no dia 2, ainda no ar­qui­pé­lago, na zona do Lido, foi o sector da ho­te­laria que es­teve em des­taque nas ac­ções de con­tacto do Par­tido. Aí foi pos­sível per­ceber a con­tra­dição entre o que se diz ser um dos me­lhores anos de sempre para o tu­rismo na re­gião e as bru­tais con­di­ções la­bo­rais de quem tra­balha no sector.

Pelo resto do País

No dia 10, o PCP, com os eleitos na Câ­mara e As­sem­bleia mu­ni­ci­pais de Viana do Cas­telo, Cláudia Ma­rinho e Fi­lipe Vintém, es­teve nos Ser­viços Mu­ni­ci­pa­li­zados e na Viana Festas, em con­tacto com os tra­ba­lha­dores.

Se­gundo a Or­ga­ni­zação da re­gião mi­nhota, o au­mento dos sa­lá­rios, es­pe­ci­al­mente quando já são tão baixos, traria be­ne­fí­cios para o au­mento do con­sumo in­terno na­ci­onal, em par­ti­cular no que diz res­peito às pe­quenas e mé­dias em­presas, que cons­ti­tuem 90 por cento do te­cido em­pre­sa­rial do País.

No dia 8, a JCP es­teve em con­tacto com os tra­ba­lha­dores da área co­mer­cial de Sines e com os Es­tu­dantes da Es­cola Se­cun­dária de Al­cácer do Sal, no Li­toral Alen­te­jano, onde os tra­ba­lha­dores e os es­tu­dantes apon­taram os baixos sa­lá­rios, o custo da ha­bi­tação e a falta de pro­fes­sores como al­guns dos grandes pro­blemas nas suas vidas.

Em Ponte de Sôr, re­a­lizou-se também, no dia 10, uma jor­nada in­se­rida nesta acção na­ci­onal de con­tactos.

 



Mais artigos de: PCP

Rumo do Governo para a RTP é o da privatização

O Go­verno apre­sentou, no dia 8, o Plano de Acção para a Co­mu­ni­cação So­cial, o qual, para o PCP, põe em curso um «ob­jec­tivo, há muito pros­se­guido por PSD e CDS, a que se juntam Chega e IL, de me­no­ri­zação e mesmo pri­va­ti­zação da RTP». O Par­tido re­agiu, no dia 9, através de uma nota de im­prensa e re­quereu já, para dis­cutir esta ma­téria, uma au­dição na As­sem­bleia da Re­pú­blica.

Discussão do XXII Congresso avança

Continua a avançar a intensa discussão das Teses – Projecto de Resolução Política, processo altamente participado que caracteriza a preparação dos congressos do PCP. Desta feita, em Évora, Santarém e Leiria. Numa reunião realizada no dia 12, a Direcção da Organização Regional de Évora do PCP,...

Sopros, auriculares e os donos dos média

O espaço mediático concentrou-se, nos dias antes da apresentação da proposta de Orçamento do Estado pelo Governo, nas palavras do primeiro-ministro sobre o trabalho dos jornalistas. Montenegro, numa convenção dos maiores grupos económicos do sector (que aproveitou para anunciar o plano do Governo para a destruição da...