PTB sai reforçado das eleições comunais na Bélgica
O Partido dos Trabalhadores da Bélgica (PTB) obteve o seu melhor resultado de sempre a nível local nas eleições comunais do passado domingo. No discurso que proferiu na noite eleitoral, o presidente do PTB, Raoul Hedebouw, salientou que «em todo o lado estamos a progredir».
Na Flandres, o partido cresceu, alcançando 20 por cento em Antuérpia, a maior cidade da região, sendo a segunda força mais votada. Esse reforço verificou-se também em Borgerhout, Zelzate Mechelen, Vilvoorde e Genk. O mesmo sucedeu em Bruxelas, acrescentou Raoul Hedebouw, com o PTB a avançar «em todos os municípios onde está presente, como Molenbeek, Jette, Etterbeek, Saint-Gilles, Forest, Anderlecht, Ixelles, Bruxelas e Schaerbeek». Em Molenbeek, Saint-Gilles e Forest alcançou mesmo votações acima dos 20 por cento.
Já na Valónia, acrescentou o dirigente, «os resultados estão de volta»: em grandes cidades como Liège, Charleroi e Namur há progressos em algumas zonas, como Herstal (30 por cento) e Seraing (26 por cento).
Raoul Hedebouw realçou ainda o reforço do partido nas zonas rurais, salientando que «estes excelentes resultados colocam-nos em condições de formar maiorias pela mudança em vários concelhos e tudo faremos para que isso se torne uma realidade».