Ingerências externas na Geórgia

Os elei­tores da Geórgia vão às urnas a 26 de Ou­tubro para eleger os 150 mem­bros do par­la­mento. O par­tido Sonho Ge­or­giano – Geórgia De­mo­crá­tica, que conta com a mai­oria de de­pu­tados na ac­tual le­gis­la­tura, tem de­nun­ciado in­ge­rên­cias ex­ternas.

Par­tido ge­or­giano de­nuncia in­ge­rên­cias dos EUA e da UE nas pró­ximas elei­ções le­gis­la­tivas na Geórgia

Apro­ximam-se as elei­ções le­gis­la­tivas na Geórgia, mar­cadas para Ou­tubro. Nas úl­timas se­manas, o pri­meiro-mi­nistro ge­or­giano, Ira­kliy Ko­bakhidze, do go­verno do par­tido mai­o­ri­tário Sonho Ge­or­giano – Geórgia De­mo­crá­tica, tem pro­fe­rido al­gumas de­cla­ra­ções que re­velam a com­ple­xi­dade da si­tu­ação que o país vive e as pró­prias con­tra­di­ções desta força po­lí­tica.

Fa­lando aos jor­na­listas, a 11 de Agosto, Ko­bakhidze afirmou que as «elei­ções le­gis­la­tivas vão re­a­lizar-se tendo como pano de fundo uma brutal in­ge­rência ex­terna, sem pre­ce­dentes», que apontam o apoio dos EUA e da União Eu­ro­peia a forças opo­si­ci­o­nistas. Acres­centou, no en­tanto, estar con­victo de que «no final de contas, a in­ge­rência ex­terna não exer­cerá qual­quer in­fluência no re­sul­tado da eleição».

Antes, a 30 de Julho, Ko­bakhidze, con­si­de­rara que uma even­tual vi­tória do par­tido da opo­sição, do an­tigo pre­si­dente da Geórgia, Mikhail Sa­a­ka­ch­vili, po­deria con­duzir, entre ou­tros as­pectos, à aber­tura de uma se­gunda frente de guerra contra a Rússia. Para o ac­tual pri­meiro-mi­nistro ge­or­giano, as pró­ximas elei­ções le­gis­la­tivas serão «um re­fe­rendo entre a guerra e a paz».

No en­tanto, nou­tras de­cla­ra­ções re­centes, ga­rantiu que o seu go­verno não pla­neia re­tirar da Cons­ti­tuição o ar­tigo 78 que con­sagra a in­tenção de a Geórgia aderir à União Eu­ro­peia e à NATO.



Mais artigos de: Europa

Partidos do governo da Alemanha sofrem derrotas na Turíngia e Saxónia

Num quadro de crescente degradação da situação económica e social da maioria da população alemã, particularmente no Leste da Alemanha, os partidos que formam o governo federal da Alemanha – sociais-democratas, verdes e liberais – sofreram derrotas nas eleições nos Estados da Turíngia e da Saxónia, realizadas no domingo,...

Coesão. Reforçar e mobilizar fundos ao serviço do País!

Decorrerá amanhã uma reunião informal dos ministros responsáveis pela política de coesão da União Europeia (UE). O documento de contextualização da reunião, tecendo loas à política de coesão, aponta alguns elementos interessantes: o envelhecimento da população (prevendo-se 30% acima de 65 anos no conjunto dos...