Delegação do PCP visita Vietname e Laos

Uma delegação do Partido Comunista Português, dirigida pelo Secretário-Geral, Paulo Raimundo, visitou a República Socialista do Vietname e a República Democrática Popular do Laos, respectivamente de 12 a 17 de Agosto e de 17 a 21 de Agosto.

O PCP ficou a conhecer melhor os desafios e as tarefas colocadas ao PCV e ao PPRL

As visitas realizaram-se no quadro das tradicionais relações de amizade do PCP com o Partido Comunista do Vietname e o Partido Popular Revolucionário do Laos e tiveram como objectivo a realização de conversações de alto nível sobre a situação nos respectivos países e regiões e no plano internacional e as tarefas que se colocam a cada um dos partidos.

Para além de permitir um melhor conhecimento da actual realidade do Vietname e do Laos, e das tarefas que se colocam ao PCV e ao PPRL visando o desenvolvimento económico e social dos seus países, com vista à melhoria das condições de vida dos seus respectivos povos, a visita da delegação do PCP contribuiu para o reforço das relações de amizade e cooperação com o PCV e com o PPRL, assim como para o aprofundamento das relações de amizade e cooperação entre os respectivos povos.

A delegação do PCP foi ainda integrada por Pedro Guerreiro, membro do Secretariado do Comité Central e responsável pela Secção Internacional do PCP, e Fernanda Mateus, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.

No Vietname
Na sua visita ao Vietname, a delegação do PCP realizou um encontro com Luong Cuong, membro permanente do Secretariado e do Bureau Político do Comité Central do Partido Comunista do Vietname. Participou ainda num encontro de trabalho com Le Hoai Trung, membro do Secretariado e Presidente da Comissão de Relações Externas do Comité Central do PCV, e num encontro com Vu Hai Ha, presidente do Comité de Assuntos Exteriores da Assembleia Nacional do Vietname.

A delegação encontrou-se ainda com responsáveis da Comissão de Assuntos Económicos e do Conselho para Estudos Teóricos do Comité Central do PCV, com membros da Direcção da Escola, do Departamento de Cooperação Internacional e do Departamento Português, assim como com estudantes e professores do curso de Português da Universidade de Hanói.

Durante a sua estadia, a delegação do PCP visitou o Mausóleo de Ho Chi Minh e o seu local de residência e de trabalho em Hanói, assim como a Província de Quang Ninh, onde foi acolhida pelo Comité Provincial do PCV, tendo tido a possibilidade de conhecer a maravilhosa Baía de Ha Long, património da Humanidade.

A delegação do PCP agradeceu a forma acolhedora como foi recebida e a possibilidade de aprofundar o conhecimento sobre os esforços e conquistas no desenvolvimento económico e no progresso social alcançado pelo Vietname, sob a liderança do PCV, ao longo dos últimos 40 anos.

Os dois partidos acordaram orientações e medidas para reforçar as suas relações de amizade e cooperação, contribuindo para a promoção de relações de amizade e de cooperação entre os dois povos, nomeadamente tendo em vista a comemoração do 50.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre o Vietname e Portugal, que se cumpre em 2025.

O PCP desejou os melhores sucessos na implementação dos objectivos e metas de longo prazo definidas no 13º Congresso do PCV e para a preparação do seu 14º Congresso, que se realizará em 2025.

No Laos
Na sua visita ao Laos, a delegação do PCP encontrou-se com o Secretário-Geral do Partido Popular Revolucionário do Laos e Presidente da República Democrática Popular do Laos, Thongloun Sisoulith. Realizou também um encontro de trabalho com Bounthong Chitmany, membro permanente do Secretariado e do Bureau Político do Comité Central do PPRL e vice-Presidente da República Democrática Popular do Laos.

Durante a sua estadia, a delegação teve oportunidade de visitar o Museu Kaysone Phomvihane e diversos e impressionantes locais históricos e culturais em Vientiane, assim como a bela província de Luang Prabang, património da Humanidade, tendo sido recebida pelo Secretário Provincial do PPRL. A delegação encontrou-se ainda com o presidente da União da Juventude Revolucionária do Laos e com o presidente da Federação de Sindicatos do Laos.

O PCP agradeceu a acolhedora recepção e valorizou as conquistas alcançados no desenvolvimento económico e social do Laos, sob a liderança PPRL, durante o período de quase 50 anos. Desejando os maiores êxitos no progresso do Laos, levando à prática as conclusões do 11.º Congresso do PPRL, a delegação do PCP desejou êxito no acolhimento por parte do Laos da Conferência da ASEAN, em Outubro, assim como os melhores sucessos na preparação do XII Congresso do PPRL, a realizar em 2026.

O PPRL desejou sucessos na organização da 48.ª Festa do Avante!, e que os preparativos do XXII Congresso do PCP sejam bem-sucedidos, de acordo com os objectivos e metas traçados.

Os dois Partidos concordaram em aprofundar as suas relações de amizade e cooperação, em benefício dos dois povos.



Mais artigos de: Internacional

É urgente pôr fim ao massacre do povo palestiniano

Israel continua a guerra genocida contra o povo palestiniano. Torpedeadas pelo governo israelita, falharam as conversações para um cessar-fogo e a libertação de prisioneiros. Respondendo ao assassinato de um seu dirigente, o Hezbolá atacou alvos militares em Israel.

China rejeita política belicista dos EUA

Pequim rejeita as sanções norte-americanas impostas a empresas chinesas por manterem relações comerciais com empresas russas. Noutro plano, a China acusou os EUA de utilizarempretextos para tentar justificar o reforço do seu arsenal nuclear.

Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela certificou resultados das eleições

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da República Bolivariana da Venezuela certificou o triunfo de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais de 28 de Julho. Depois de uma peritagem aos resultados nas urnas, o TSJ confirmou «de maneira irrestrita e inequívoca» que os boletins com os resultados difundidos pelo Conselho...

Fracassaram conversações para cessar-fogo no Sudão

Foi anunciado o falhanço das negociações que decorriam em Genebra para alcançar um cessar-fogo no Sudão. A paz continua longe neste devastado país africano. As conversações, que se realizaram na semana passada, terminaram sem êxito, sobretudo porque o Exército sudanês, uma das partes envolvidas no conflito, não...

Kamala é Trump do outro lado do espelho

Entre Trump e Kamala é mais forte a classe que os une do que a retórica que os separa. Quando querem trocar insultos, cada qual acusa o outro de ser comunista: a pior coisa que se pode chamar a quem, como ambos, desde sempre, serve o grande capital na melhor das respectivas possibilidades. Não é, portanto, surpresa que o...