A solidariedade não é um crime

O PCP questionou o Governo sobre os atentados à liberdade de expressão ocorridos no dia 25 de Julho, à margem do jogo de futebol entre os Sporting Clube de Braga e o Maccabi Petah Tikva FC, do Estado de Israel, no âmbito da pré-eliminatória de apuramento da Liga Europa, competição da UEFA.

Em causa está a intervenção de agentes da PSP e de assistentes de recinto desportivo junto dos adeptos da equipa portuguesa, forçando a retirada de uma bandeira da Palestina e identificando os adeptos que a exibiram. O PCP recorda que nas bancadas do Estádio Municipal de Braga foram igualmente exibidas bandeiras de Israel e até mesmo uma do Uruguai, sem que isso tenha suscitado qualquer intervenção.

Na questão dirigida ao Governo, o Partido salienta que a Palestina «é reconhecida internacionalmente, incluindo pelas Nações Unidas, e conta com representação diplomática em Portugal».

O PCP quer saber se o Ministério da Administração Interna confirma a referida intervenção da PSP e qual a sua justificação e em que fundamentos legais se suporta.

 



Mais artigos de: Assembleia da República

Universalidade e gratuitidade da educação pré-escolar têm de ser garantidas

O PCP quer saber que medidas irá o Governo tomar para garantir a universalidade e gratuitidade da educação pré-escolar. Numa pergunta endereçada ao Ministério da Educação pela deputada Paula Santos, o Partido recorda que a Constituição da República Portuguesa, no âmbito da realização da política de ensino, atribui ao...