Câmara de Sesimbra avança com o Auditório da Quinta do Conde

A Câmara Municipal de Sesimbra vai investir 2,2 milhões de euros na construção do Auditório da Quinta do Conde. A obra já se encontra em curso e o equipamento será uma realidade no início de 2026.

Programação diversificada, regular e de qualidade

A Lagoa de Albufeira é aberta ao mar todos os anos, para garantir a renovação das águas e a boa qualidade de todo o ecossistema lagunar

Este é o investimento mais avultado de sempre da autarquia num equipamento cultural na freguesia da Quinta do Conde, o que diz bem da importância atribuída pelo executivo CDU a este projecto há muito desejado pela população. Espera-se que a abertura ao público seja uma realidade no início de 2026, já com uma programação diversificada, regular e de qualidade, tais como concertos, representações teatrais, dança, acções integradas nos serviços e projectos educativos, e actividades dinamizadas pelo movimento associativo e comunidade local.
O Auditório ficará localizado numa parte do terreno onde se realiza a Feira Festa, e terá capacidade para cerca de 200 lugares sentados. Cafetaria e jardim complementam o projecto que, além de se assumir como um pólo fundamental para a promoção da cultura, divulgação e desenvolvimento de novos projectos, será factor de coesão, mas também um ponto de encontro e de reforço identitário da mais jovem freguesia do concelho, que é, simultaneamente, a que registou o crescimento demográfico mais acentuado nas últimas décadas.
Recorde-se que o Auditório esteve inicialmente projectado como parte integrante do pólo da Escola Básica 2. Porém, a solução não foi possível no âmbito de uma candidatura a fundos comunitários. No entanto, dada a prioridade com que a obra foi encarada, a Câmara Municipal decidiu avançar com recurso exclusivamente ao orçamento municipal.

 

Petição pela defesa urgente da Lagoa de Albufeira

A população, os amigos, utilizadores e visitantes da Lagoa de Albufeira, com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra e da Junta de Freguesia do Castelo, lançaram uma petição para que, através da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), seja executado o «urgente desassoreamento e a abertura de um canal de maiores dimensões da lagoa ao mar».
A intervenção permitirá «garantir a qualidade das águas e a preservação e equilíbrio do ecossistema lagunar e salvaguardar a economia e os valores ambientais da Lagoa de Albufeira, cujo obra deverá iniciar-se ainda este ano», sugere o documento, dirigido à ministra do Ambiente, ao primeiro-ministro e ao Presidente da República, que pode também ser subscrito em https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT121766.
Ali reclama-se que a Lagoa de Albufeira «seja tratada em igualdade de circunstâncias relativamente às restantes lagoas de norte a sul do País, garantindo a sua sustentabilidade», e que, «a curto prazo, seja executada nova reabertura imediata da Lagoa de Albufeira, de forma a não matar a biodiversidade que ainda se encontra neste espaço lagunar único».
Esta posição surge depois de duas tentativas de abertura da Lagoa de Albufeira, no dia 25 de Junho e 11 de Julho.

 



Mais artigos de: Nacional

MUSP denuncia aliança entre o Governo e privados na saúde

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) alertou para a «intenção» do Governo «reduzir» o acesso a especialidades no Serviço Nacional de Saúde (SNS), designadamente, «fechando portas do público e abrindo-as no privado».

PR vem em auxílio do Governo

Sobre a visita do primeiro-ministro e do Presidente da República (PR), acompanhados da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, ao Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Santa Maria, no dia 8 de Agosto, Bernardino Soares, do Comité Central do PCP, lamentou o facto de não ter sido «anunciada nenhuma...

CDU contesta hospital privado em Alhos Vedros

«O concelho da Moita não precisa de um hospital privado» em Alhos Vedros, que, segundo os eleitos da CDU nos órgãos autárquicos locais, «irá ajudar a delapidar ainda mais a oferta pública de saúde», retirando «médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar ao centro hospitalar Barreiro-Montijo e aos nossos centros de saúde»,...

Benesses também na ferrovia

A redução do número de comboios previstos no concurso público para o serviço de Alta Velocidade na nova linha entre Lisboa e Porto, anunciada recentemente pelo ministro das Infra-estruturas, confirma que a «prioridade» do Governo quanto à ferrovia «é conceder os serviços aos privados», acusa o Partido Ecologista «Os...