Faleceu Vicente Merendas

O Se­cre­ta­riado da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal (DORS) in­formou, com pesar, do fa­le­ci­mento, no dia 28, de Vi­cente Me­rendas. O mi­li­tante de 76 anos e membro do par­tido desde 1974 es­tava ac­tu­al­mente or­ga­ni­zado na con­ce­lhia do Bar­reiro.

Exercia o cargo de Pre­si­dente do Con­selho Fiscal na As­so­ci­ação de Bom­beiros Vo­lun­tá­rios do Bar­reiro.

Ser­ra­lheiro de pro­fissão, foi ope­rário da Lis­nave, tendo feito parte da Co­missão de Tra­ba­lha­dores. In­te­grou a Co­or­de­na­dora das Co­mis­sões de Tra­ba­lha­dores da Cin­tura In­dus­trial de Se­túbal e a Co­or­de­na­dora das Co­mis­sões de Tra­ba­lha­dores da In­dús­tria Naval. Foi membro da Di­recção da União de Sin­di­catos de Se­túbal da CGTP-IN.

Eleito da CDU na As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Al­mada e na As­sem­bleia Mu­ni­cipal da Moita. Foi também de­pu­tado na As­sem­bleia da Re­pú­blica nas VIII (1999/​2002) e IX (2002/​2005) le­gis­la­turas.

Com des­ta­cada acção e in­ter­venção po­lí­tica en­quanto mi­li­tante co­mu­nistas, foi membro do Exe­cu­tivo da Cé­lula da Lis­nave e membro da Co­missão Con­ce­lhia de Al­mada. In­te­grou a DORS e os seus or­ga­nismos exe­cu­tivos ao longo de três dé­cadas, com di­fe­rentes ta­refas tendo sido, in­clu­sive, res­pon­sável da Cé­lula da Au­to­eu­ropa e da Cé­lula das Em­presas do Parque In­dus­trial da Au­to­eu­ropa. Acom­pa­nhou, também, o tra­balho junto dos micro, pe­quenos e mé­dios em­pre­sá­rios e foi membro do Co­mité Cen­tral entre 1988 e 2008.

Vi­cente Me­rendas, sa­li­enta o Se­cre­ta­riado da DORS numa nota, cons­titui um exemplo de de­di­cação, de com­pro­misso e de em­penho na luta por uma so­ci­e­dade mais justa, pelos va­lores de Abril, da li­ber­dade e da de­mo­cracia, e pelo so­ci­a­lismo. À sua fa­mília e amigos, o or­ga­nismo co­mu­nista ex­pressou as mais sen­tidas con­do­lên­cias.

 



Mais artigos de: PCP

Acesso a creches negado nos Açores a filhos de desempregados

A As­sem­bleia Le­gis­la­tiva dos Açores aprovou, re­cen­te­mente, um Pro­jecto de Re­so­lução que re­co­menda a al­te­ração das re­gras de ad­missão nas cre­ches em função da si­tu­ação la­boral dos pais. Num co­mu­ni­cado de dia 19, o PCP de­nun­ciou a de­su­ma­ni­dade desta pro­posta.

Paulo Raimundo na Feira de Sat’Iago

O Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo, visitou, no dia 29, a Feira de Sant’Iago, este ano integrada nas comemorações locais dos 50 anos do 25 de Abril. «Aqui está a força viva desta cidade e deste concelho. Aqui estão as capacidade e o projecto da CDU que está a procurar implementar-se e...