Faleceu Vicente Merendas
O Secretariado da Direcção da Organização Regional de Setúbal (DORS) informou, com pesar, do falecimento, no dia 28, de Vicente Merendas. O militante de 76 anos e membro do partido desde 1974 estava actualmente organizado na concelhia do Barreiro.
Exercia o cargo de Presidente do Conselho Fiscal na Associação de Bombeiros Voluntários do Barreiro.
Serralheiro de profissão, foi operário da Lisnave, tendo feito parte da Comissão de Trabalhadores. Integrou a Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Cintura Industrial de Setúbal e a Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Indústria Naval. Foi membro da Direcção da União de Sindicatos de Setúbal da CGTP-IN.
Eleito da CDU na Assembleia Municipal de Almada e na Assembleia Municipal da Moita. Foi também deputado na Assembleia da República nas VIII (1999/2002) e IX (2002/2005) legislaturas.
Com destacada acção e intervenção política enquanto militante comunistas, foi membro do Executivo da Célula da Lisnave e membro da Comissão Concelhia de Almada. Integrou a DORS e os seus organismos executivos ao longo de três décadas, com diferentes tarefas tendo sido, inclusive, responsável da Célula da Autoeuropa e da Célula das Empresas do Parque Industrial da Autoeuropa. Acompanhou, também, o trabalho junto dos micro, pequenos e médios empresários e foi membro do Comité Central entre 1988 e 2008.
Vicente Merendas, salienta o Secretariado da DORS numa nota, constitui um exemplo de dedicação, de compromisso e de empenho na luta por uma sociedade mais justa, pelos valores de Abril, da liberdade e da democracia, e pelo socialismo. À sua família e amigos, o organismo comunista expressou as mais sentidas condolências.