Rússia responderá se EUA colocarem mísseis na Alemanha

A Rússia sentir-se-á livre para instalar mísseis de curto e médio alcance se os Estados Unidos da América (EUA) instalarem mísseis de longo alcance em território da Alemanha.

A este propósito, a Rússia recorda a instalação dos mísseis norte-americanos Pershing II na República Federal da Alemanha no inicio dos anos 80, então apontados à União Soviética. Misseis norte-americanos que vieram a ser retirados depois de muito amplas manifestações pela paz que tiveram lugar por toda a Europa

Se instalados em solo alemão, os mísseis dos EUA poderiam ser equipados com ogivas nucleares e ficariam a cerca de 10 minutos de voo de objectivos na Rússia, como importantes centros de governação, controlo militar, administrativos, industriais ou infra-estrutura de defesa.

A Rússia afirmou que, se os EUA chegarem a concretizar tais planos, sentir-se-á livre da moratória unilateral que declarou anteriormente sobre a instalação de misseis de curto e médio alcance.

Os EUA anunciaram, durante a recente cimeira da NATO, em Washington, que até 2026 vão colocar mísseis de longo alcance em território da Alemanha, com uma «presença duradoura».

 



Mais artigos de: Europa

Acordos secretos chantagem e censura

O PCP questionou a Comissão Europeia relativamente à denúncia pública da existência de acordos secretos feitos com multinacionais, envolvendo censura de conteúdos e controlo de dados.

Um compromisso com o povo e o País

Quando nos perguntam quais são as nossas prioridades para o mandato no Parlamento Europeu que agora se inicia parece haver algum espanto com a resposta de que as nossas prioridades são exatamente aquelas que identificámos no compromisso com que nos apresentámos às eleições. É como se tudo...