União dos Sindicatos de Aveiro

O 12.º Congresso da União dos Sindicatos de Aveiro (USA) reuniu, no dia 28, na cidade de Aveiro, para discutir e deliberar sobre orientações e medidas referentes à actividade sindical e à situação dos trabalhadores no distrito.

Na base do debate estiveram reivindicações como aumentar todos os salários e fixar o salário mínimo nacional em 1000 euros, reduzir para 35 horas do trabalho semanal, revogaras normas gravosas da legislação laboral, ou combateras tentativas de generalização da laboração contínua, nocturna e por turnos.

Tiago Oliveira, Secretário-Geral da CGTP-IN, realizou a intervenção de encerramento do encontro, integrando uma delegação da central.

O Congresso, composto por delegados de diversos sindicatos com actividade na região, elegeu a nova Direcção Distrital da USA.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

«Semana» dá força à luta pelo aumento dos salários

A Semana de esclarecimento, acção e luta, promovida pela CGTP-IN, terminou no dia 27 com uma manifestação em Lisboa e uma forte greve no sector da grande distribuição. A luta por salários e direitos, essa continua, ainda mais forte.

Contra a perda de direitos na Mapfre

Os trabalhadores da Mapfre Asistencia estão «reticentes» quanto à possível diminuição dos salários e alargamento do período normal de trabalho diário e semanal, na decorrência do fim do trabalho por turnos. De acordo com o SINAPSA, em nota de dia 24, os trabalhares pretendem uma melhor conciliação da actividade...