Já está disponível a nova edição de O Militante
«No caminho de Abril, sempre, sempre ao lado do povo», é a frase que se lê na capa da edição de Julho/Agosto de O Militante, a partir de hoje nas bancas. A afirmação remete para o texto de abertura, que traça os aspectos fundamentais da actual situação política, económica e social e as tarefas do Partido dela decorrentes.
Num número marcado pela publicação de uma entrevista ao Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo, a secção «Partido» inclui dois artigos: «O Partido que somos e queremos ser» e «Tomar a iniciativa, reforçar o Partido, responder às novas exigências». Em «Trabalhadores», Tiago Cunha escreve «Avançar no aumento geral e significativo dos salários», e na secção «Juventude», Gonçalo Veiga assina «Até ao dia...». Fernando Sequeira e Pedro Carvalho preenchem a secção «Economia», com os artigos «Somincor: mais um triste capítulo da já longa história do saque das riquezas mineiras nacionais» e «A guerra: a resposta do capitalismo à crise sistémica». Na rubrica «Internacional», Jorge Cadima recorda os 80 anos da libertação de Paris, «Colaboracionismo e resistência».
As comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril estão presentes com dois artigos: «Traços originais de uma revolução profundamente original», de Albano Nunes, e «As nacionalizações na Revolução Portuguesa – defender a economia, defender a democracia», de Vasco Cardoso. Nesta edição são ainda publicados diversos documentos: o balanço do trabalho dos deputados do PCP no Parlamento Europeu no mandato 2019-2024; a nota do PCP sobre as comemorações do V centenário do nascimento de Luís de Camões; o comunicado do Comité Central de 11 de Junho; e os resultados das eleições para o Parlamento Europeu.