Admissão de médicos revista à pressa

A FNAM cri­ticou a re­visão do re­gime de ad­missão de mé­dicos, apro­vada no dia 14, por ter sido feita à pressa e com falta de rigor.

Em de­cla­ra­ções à im­prensa, a pre­si­dente da fe­de­ração con­si­derou que, face aos mil mé­dicos que aca­baram a es­pe­ci­a­li­dade em Março, o Go­verno de­veria ter apli­cado a le­gis­lação em vigor, dei­xando-os en­trar ra­pi­da­mente na car­reira e serem co­lo­cados, e, só de­pois, rever as normas de ad­missão nos con­cursos.

Joana Bor­dalo e Sá apontou que, sem a me­lhoria das con­di­ções sa­la­riais, de tra­balho e de pro­gressão na car­reira, de pouco adi­anta o Mi­nis­tério da Saúde anun­ciar a aber­tura de mais 40 por cento de vagas, face ao nú­mero de recém-es­pe­ci­a­listas.

A di­ri­gente sin­dical re­feriu, ainda, que o mi­nis­tério não deu atenção às su­ges­tões que lhe foram dei­xadas pela FNAM no pas­sado dia 5.

Joana Bor­dalo e Sá fez também questão de su­bli­nhar que o novo re­gime po­derá pecar por falta de trans­pa­rência, ao trans­ferir a res­pon­sa­bi­li­dade pelo pro­ce­di­mento de ad­missão de mé­dicos para as ad­mi­nis­tra­ções das uni­dades de saúde.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Dia de luta na Heineken/Sagres para exigir todos no AE

Os tra­ba­lha­dores da SCC Hei­neken/​Sa­gres re­a­li­zaram, na sexta-feira, 14, um dia de greve e con­cen­tração junto da fá­brica de Vi­a­longa, exi­gindo a in­te­gração dos tra­ba­lha­dores da No­vadis no Acordo de Em­presa (AE) do grupo.

Plano do Governo incapazde atrair mais professores

A FEN­PROF cri­ticou, em notas de im­prensa nos dias 14 e 18, o plano do Governo «+Aulas +Su­cesso», anun­ciado como a so­lução para a falta de pro­fes­sores, por não dar as ga­ran­tias ne­ces­sá­rias.

Trabalhadores da CGD exigem salários dignos

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Caixa Geral de Depósitos denunciou, em nota de imprensa de dia 13, o que classificou como uma «gestão cada vez mais minimalista, segregadora e desigual» da Comissão Executiva (CE) da empresa em relação à sua política de remunerações. Segundo afirmou a CT, entre 2016 e 2023, os custos...