Pôr fim à concessão do transporte fluvial no Sado

Desde 2005 (ano da con­cessão do trans­porte flu­vial entre as mar­gens do Sado à Atlantic Fer­ries, do grupo SONAE) que o des­con­ten­ta­mento das po­pu­la­çõesda re­gião é cres­cente, com um trans­porte que não está ao seu ser­viço (e sim dos grupos eco­nó­micos) e cons­titui um bar­reira à sua mo­bi­li­dade.

Neste sen­tido, os de­pu­tados do PCP apre­sen­taram, no dia 7, um pro­jecto de re­so­lução que re­co­menda ao Go­verno o res­gate do con­trato de con­cessão «por au­sência de cum­pri­mento do ob­jecto con­tra­tual», pro­ce­dendo à sua in­te­gração na Trans­tejo.

Os co­mu­nistas pro­pu­seram ainda as­se­gurar «aos utentes o acesso ime­diato aos be­ne­fí­cios es­ta­be­le­cidos no PART – Pro­grama de Apoio à Re­dução Ta­ri­fária», in­cluindo o ser­viço no passe Na­ve­gante, e in­te­grar os tra­ba­lha­dores no sector em­pre­sa­rial do Es­tado.

Com um ser­viço em pro­gres­siva de­gra­dação, ao cons­tante au­mento dos preços dos bi­lhetes (5,40 ou 9,10 euros, con­so­ante seja sim­ples ou de Ca­ta­marã) e ao ele­vado valor do passe normal, somam-se a não exis­tência de passes para idosos, ta­rifas ju­venis e isenção de pa­ga­mento de cri­anças até 12 anos.

Além destes, ou­tros pro­blemas são pre­mentes, como a não ade­quação ao PART ou a falta de cri­té­rios para ho­rá­rios e frequên­cias do ser­viço.

 



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