Forte mobilização na OGMA

Cen­tenas de tra­ba­lha­dores, em greve, con­cen­traram-se na se­gunda-feira, dia 20, du­rante a tarde, em frente ao portão da OGMA – In­dús­tria Ae­ro­náu­tica de Por­tugal, em Al­verca (Vila Franca de Xira), pros­se­guindo a luta por uma ac­tu­a­li­zação sa­la­rial justa. O STEFFAs, sin­di­cato que pro­moveu esta jor­nada, con­jun­ta­mente com o SI­TAVA e o SI­TEMA, in­formou que foi apro­vada, por una­ni­mi­dade e acla­mação, a re­a­fir­mação da pro­posta saída do úl­timo ple­nário geral de tra­ba­lha­dores, po­sição dada a co­nhecer à ad­mi­nis­tração logo em se­guida.

Na con­cen­tração de dia 20, onde in­ter­veio também o Se­cre­tário-Geral da CGTP-IN, Tiago Oli­veira, foi de­ci­dido con­vocar novo ple­nário geral, para dia 29, a fim de fazer uma «ava­li­ação co­lec­tiva do de­sen­vol­vi­mento da luta».

A pro­posta dos tra­ba­lha­dores foi cons­truída em ple­ná­rios com muito forte par­ti­ci­pação, a 30 de Abril e a 14 de Maio, como foi sa­li­en­tado pelos sin­di­catos, em co­mu­ni­cados con­juntos. No dia 16, a ad­mi­nis­tração co­mu­nicou que não acei­tava a pro­posta, o que levou à con­fir­mação e re­forço da mo­bi­li­zação para a greve e a con­cen­tração de dia 20.

O Se­cre­tário-Geral do PCP, Paulo Rai­mundo – acom­pa­nhado por João Fer­reira, da Co­missão Po­lí­tica do Co­mité Cen­tral, e por di­ri­gentes da or­ga­ni­zação con­ce­lhia e da cé­lula do Par­tido na em­presa –, es­teve na con­cen­tração, re­a­fir­mando a ne­ces­si­dade de va­lo­ri­zação dos tra­ba­lha­dores da OGMA, por uma questão de jus­tiça e também para que o País não perca esta mão-de-obra al­ta­mente es­pe­ci­a­li­zada.

 

 



Mais artigos de: Trabalhadores

CGTP-IN pelo incremento da luta confluindo para 20 a 27 de Junho

O Con­selho Na­ci­onal da CGTP-IN de­cidiu apro­fundar a acção sin­dical, alargar a in­ter­venção e in­ten­si­ficar a luta dos tra­ba­lha­dores, com pri­o­ri­dade à exi­gência de au­mento geral e sig­ni­fi­ca­tivo dos sa­lá­rios.