Forte mobilização na OGMA
Centenas de trabalhadores, em greve, concentraram-se na segunda-feira, dia 20, durante a tarde, em frente ao portão da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca (Vila Franca de Xira), prosseguindo a luta por uma actualização salarial justa. O STEFFAs, sindicato que promoveu esta jornada, conjuntamente com o SITAVA e o SITEMA, informou que foi aprovada, por unanimidade e aclamação, a reafirmação da proposta saída do último plenário geral de trabalhadores, posição dada a conhecer à administração logo em seguida.
Na concentração de dia 20, onde interveio também o Secretário-Geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira, foi decidido convocar novo plenário geral, para dia 29, a fim de fazer uma «avaliação colectiva do desenvolvimento da luta».
A proposta dos trabalhadores foi construída em plenários com muito forte participação, a 30 de Abril e a 14 de Maio, como foi salientado pelos sindicatos, em comunicados conjuntos. No dia 16, a administração comunicou que não aceitava a proposta, o que levou à confirmação e reforço da mobilização para a greve e a concentração de dia 20.
O Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo – acompanhado por João Ferreira, da Comissão Política do Comité Central, e por dirigentes da organização concelhia e da célula do Partido na empresa –, esteve na concentração, reafirmando a necessidade de valorização dos trabalhadores da OGMA, por uma questão de justiça e também para que o País não perca esta mão-de-obra altamente especializada.