Património vasto de intervenção dá confiança para 9 de Junho

O balanço do mandato dos deputados do PCP no Parlamento Europeu foi apresentado, anteontem, dia 30 de Abril, no Largo Jean Monnet, em Lisboa, já após o fecho da nossa edição. Aqui fica um breve resumo daquela que foi a intensa actividade dos eleitos comunistas.

Actividade dos deputados do PCP no PE destaca-se pela sua quantidade e qualidade

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) levaram a Bruxelas e Estrasburgo a voz dos portugueses: o aumento do custo de vida, os baixos salários e pensões, o agravamento da exploração, a degradação dos serviços públicos, a falta de apoio às pequenas e médias empresas e aos pequenos produtores, a deficiente rede de transportes públicos, a asfixia do SNS e o brutal aumento das prestações de habitação – foram alguns dos problemas levados à discussão no PE.

A intervenção do PCP no PE neste último mandato, como nos anteriores, caracterizou-se por uma ligação profunda à realidade nacional e aos problemas do povo e do País, à luta dos trabalhadores e das populações pelos seus direitos e anseios, assim como pela defesa dos interesses de Portugal, da soberania e da independência nacionais.

No mandato que agora cessa, intervieram na denúncia e no combate às imposições, constrangimentos e chantagens que a União Europeia e as suas políticas impõem a Portugal. Ao mesmo tempo intervieram para que possam ser usados a favor do progresso e desenvolvimento de Portugal e do bem-estar dos portugueses todos os meios, recursos e possibilidades.

Desde as eleições de 2019 que este trabalho foi protagonizado pelos deputados Sandra Pereira, João Ferreira e João Pimenta Lopes, que em Julho de 2021 substituiu João Ferreira.

 

Actividade institucional

A ampla intervenção dos eleitos comunistas no PE traduz-se em centenas de intervenções em comissões especializadas, em plenário e em debates, na elaboração e acompanhamento de relatórios e pareceres, na apresentação de milhares de propostas de alteração a textos legislativos e não legislativos, perguntas à Comissão Europeia e ao Conselho, declarações de voto, declarações escritas, além de iniciativas muito diversas em Portugal e no PE:

• Mais de 495 intervenções em plenário

• Cerca de 517 perguntas à Comissão Europeia e ao Conselho

• 2845 declarações de voto

• Responsabilidade directa pelo acompanhamento de 64 relatórios (8 deles como relatores)

• Acompanhamento de 59 pareceres (2 deles como relatores)

• 24 resoluções

Isto é apenas uma parte visível de uma intervenção intensa e dedicada, que se destaca igualmente de um ponto de vista qualitativo

 

Contigo todos os dias – jornadas de trabalho

A intervenção dos eleitos comunistas no PE não se resumiu à actividade institucional. Pelo contrário, somente entre Setembro de 2022 e Outubro de 2023, sob o lema «Contigo todos os dias, a tua voz no Parlamento Europeu», em jornadas de trabalho, os deputados do PCP estiveram no terreno, em todos os distritos e regiões autónomas do País. Estas jornadas permitiram entrar em contacto com as populações e conhecer, de forma ainda mais profunda, os problemas e as condições das mais diversas regiões do País. Em reuniões e encontros com associações e entidades, contactos com trabalhadores, populações, comerciantes e lojistas, debates, visitas a fábricas e demais locais de trabalho de diferentes sectores – foram inúmeras, originais e inovadoras as formas encontradas por estes eleitos para melhor levar a Bruxelas as necessidades, problemas e potencialidades do País.

 

Outras iniciativas

Também em seminários, audições, mesas-redondas e debates estiveram presentes os eleitos comunistas no PE. Do ambiente ao trabalho em plataformas digitais e dos serviços públicos à produção nacional alimentar, ao longo dos últimos quatro anos foram cerca de 18 as iniciativas deste cariz:

• Seminário: O capitalismo não é verde - Uma visão alternativa sobre as alterações climáticas (13 de Setembro de 2019, Palmela)

• Mesa Redonda: Plataformas digitais: tecnologia, trabalho e exploração (18 de Março de 2021, Lisboa)

• Audição: A situação dos trabalhadores do sector da aviação: defender o emprego com direitos (12 de Março de 2021, Lisboa)

• Audição: O impacto do confinamento nas crianças e nas famílias - resposta face a efeitos imediatos e problemas duradouros (19 deMarço de 2021, online)

• Seminário: Reduzir o horário de trabalho combater a desregulação e valorizar a vida (22 de Abrilde 2021,Lisboa)

• Seminário: O papel de produção nacional na promoção do desenvolvimento do país, os impactos das políticas da UE (7 de Junho de 2021, Lisboa)

• Seminário: Promover a gratuitidade e a intermodalidade dos transportes públicos (1 de Junho de 2021, online)

• Audição: O presente e o futuro da agricultura portuguesa, os impactos da política agrícola comum (9 deJulhode 2021, Alpiarça)

• Audição: A situação das Mulheres em Portugal- Obstáculos e desafios pela igualdade no trabalho e na vida (15 deJulho de 2021, Lisboa)

• Sessão: O direito à habitação-experiências e lutas em Lisboa e noutras cidades europeias (9 deSetembro de 2021, Lisboa)

• Debate: «20 anos de circulação do euro: passado, presente e futuro» (24 de Maio de 2022, Lisboa)

• Tribuna pública: Muita terra para poucos comboios, da propaganda à realidade: a importância estratégica da ferrovia (16 deDezembro de 2021, Lisboa)

• Audição: O futuro da pequena pesca em Portugal (20 de Junho de 2022, Lisboa)

• Do pelotão da frente à cauda da Europa: Mitos e realidades, soluções para um Portugal com futuro (14 de Março de 2023, Lisboa)

• Seminário: Do papel e política do Estado aos meios necessários - O que falta fazer na Protecção Civil? (13 de Outubro de 2022, Lisboa)

• À conversa sobre A produção de cereais em Portugal e a soberania alimentar (5 de Janeiro de 2023, Elvas)

• Sessão Pública Mais força aos trabalhadores (31 de Março de 2023, Lisboa);

• Tribuna pública Tomar a iniciativa - Defender e valorizar os serviços públicos (22 de Setembro de 2023, Porto)

 



Mais artigos de: Eleições

Basta de injustiças para os trabalhadores madeirenses!

Na Madeira, a CDU está a desenvolver uma campanha de contacto com trabalhadores, afirmando que as injustiças laborais não são uma inevitabilidade e que é necessária uma alternativa à política de exploração que é imposta na Região.

CDU quer mais deputados no PE para defender o Algarve

Salários, pensões, habitação, saúde e transportes foram os temas centrais das diferentes iniciativas em que participou João Oliveira, primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu, no distrito de Faro, no dia 26.

Deputados ao PE comemoram Abril

Na quinta-feira, 25, os deputados do PCP ao Parlamento Europeu (PE) participaram em iniciativas comemorativas da Revolução de Abril. Nesta data, que coincidiu com a última sessão do PE, em Estrasburgo, João Pimenta Lopes, distribuiu cravos vermelhos aos seus colegas deputados e demais...

Mariana Silva na Mata dos Medos

No dia 22, Dia da Terra, Mariana Silva, candidata ao Parlamento Europeu e membro da Comissão Executiva do PEV, reuniu com o Movimento em Defesa da Mata Nacional dos Medos (localizada em Almada). Acompanhada por outros dirigentes de «Os Verdes», a candidata reforçou o empenho dos ecologistas...