EUA aprovam milhões de dólares de apoios à Ucrânia, Israel e Taiwan
A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um pacote legislativo avaliado em 95 mil milhões de dólares destinados a «ajudas» norte-americanas à Ucrânia, a Israel e a Taiwan. A proposta, apoiada por uma maioria de representantes dos partidos Republicano e Democrata, passa agora ao Senado e, se for aprovada, avança para assinatura do presidente Biden, após o que entra em vigor.
Dos 95 mil milhões de dólares, 61 mil milhões destinam-se a alimentar a guerra na Ucrânia (pelo menos 23 mil milhões serão usados para reposição dos «esgotados» arsenais de armas norte-americanas). Além disso, mais de 26 mil milhões vão para Israel (é uma quantia quase oito vezes superior à que Washington envia anualmente para Telavive). E outros mais de oito mil milhões destinam-se a avivar as tensões com a China, em relação a Taiwan e na região do Indo-Pacífico em geral.
O pacote de quatro projectos de lei acolhe ainda uma proposta de proibição da rede social TikTok, de origem chinesa, e uma outra sobre a possível transferência para a Ucrânia de activos russos no exterior «apreendidos».
Kiev e Telavive saudaram a aprovação do pacote legislativo mas Moscovo advertiu que a ajuda multimilionária dos EUA apenas exacerbará as tensões.