PE debate extradição de Assange para EUA
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu propuseram um debate sobre a situação de Julian Assange e a sua possível extradição do Reino Unido para os EUA.
PCP quer debater situação de Julian Assange e sua possível extradição para os EUA
Por iniciativa dos deputados do PCP no Parlamento Europeu, no início da sessão plenária que decorre em Estrasburgo, foi aprovado o agendamento de um debate sobre a situação de Julian Assange e a sua possível extradição para os EUA. O debate foi marcado para ontem, quarta-feira, dia 28 (já depois do fecho desta edição, pelo que o Avante! voltará ao assunto na próxima semana).
Nos passados dias 20 e 21 de Fevereiro, decorreu a sessão do Tribunal Superior de Londres sobre o caso de Julian Assange, tendo a decisão final sobre o pedido de extradição por Washington sido adiada para meados de Março.
Para os deputados comunistas portugueses, «a tentativa de extradição, criminalização e prisão de Julian Assange representa uma inaceitável pressão, designadamente sobre os jornalistas, visando condicionar a publicação de informação de interesse público».
Julian Assange está preso desde 2019 no Reino Unido e enfrenta o risco de extradição para os EUA e consequente condenação a pesadas penas. O seu caso está ligado à revelação dos crimes de guerra cometidos pelos EUA e seus aliados nas agressões ao Iraque e ao Afeganistão.