Mensagens solidárias de Portugal para a Palestina

O CPPC e o MPPM realizaram a 1 de Fevereiro, em Lisboa, mais uma acção de solidariedade com a Palestina. No coração da capital juntaram-se dezenas de activistas para contactar com quem por ali passava – e foram tantos, de tantas nacionalidades – sobre a dramática situação no Médio Oriente e a urgência de uma paz justa e duradoura, que como a história demonstra só será possível garantindo-se os direitos nacionais ao povo palestiniano.

O desafio era simples: escrever num postal uma mensagem a enviar ao povo palestiniano. E foram dezenas os postais recolhidos, em diversas línguas (português, árabe, inglês, espanhol, francês…) e uma mesma vontade de paz, liberdade e independência. «Os palestinianos são o povo mais bravo do mundo», lia-se num postal onde se confiava que, um dia, a «Palestina será livre». Garantias de que os «irmãos e irmãs» da Palestina «não estão sozinhos» e que «todo o mundo está convosco» foram também enviadas, juntamente com «abraços, muitos abraços» solidários. O repúdio do sionismo e do imperialismo surgiu de diversas formas em vários postais, a par da exigência de um Estado da Palestina próprio – independente, soberano e viável – nas fronteiras anteriores a 1967. «Vivam! Resistam! Celebraremos juntos a vossa liberdade», lia-se noutro postal.

«Genocídio» foi uma palavra inscrita em muitas mensagens, para designar o que o Estado de Israel faz por estes dias na Faixa de Gaza. Os EUA não escaparam à crítica, pois é bem sabido que os crimes do sionismo só são possíveis graças ao apoio – militar, económico e político – concedido há décadas pelo imperialismo norte-americano.

Para além dos postais, convidava-se quem por ali passava e parava a tirar fotografias com mensagens pela paz e em solidariedade com a Palestina, partilhando-as depois nas redes sociais: cessar-fogo imediato e permanente; Palestina livre; as crianças palestinianas não são danos colaterais eram algumas delas.



Mais artigos de: Nacional

Não basta modernizar e electrificar metade da Linha do Oeste

A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste (CPDLO) considera inaceitável o atraso que se verifica na abertura do concurso para o projecto de modernização e electrificação da Linha do Oeste, no troço entre as Caldas da Rainha e o Louriçal.

JCP dirige-se aos estudantes e jovens trabalhadores

A Direcção Nacional da JCP, reunida no passado dia 20, apelou ao reforço do PCP e da CDU nas legislativas de 10 de Março para «romper com a política de direita» e «abrir caminho a uma alternativa política patriótica e de esquerda, que dê resposta aos problemas do País, em particular dos...

Solidariedade com a Palestina continua

Com o mesmo lema que tem servido de mote às recentes manifestações e concentrações, «Paz no Médio Oriente, Palestina independente. Fim à guerra! Fim ao massacre!», realiza-se hoje, 8, às 18h00, um debate na Casa do Alentejo, em Lisboa. Participam representantes das organizações promotoras,...

URAP promove sessão com Domingos Abrantes

O Núcleo de Gaia da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) vai promover no próximo dia 17 de Fevereiro, no Salão da Junta de Freguesia de Canidelo, às 15h00, uma sessão pública com Domingos Abrantes, intitulada «Nos 50 anos de Abril – Como chegámos aqui? Para onde vamos?».