JCP dirige-se aos estudantes e jovens trabalhadores

A Direcção Nacional da JCP, reunida no passado dia 20, apelou ao reforço do PCP e da CDU nas legislativas de 10 de Março para «romper com a política de direita» e «abrir caminho a uma alternativa política patriótica e de esquerda, que dê resposta aos problemas do País, em particular dos estudantes e dos jovens trabalhadores».

Para a JCP, estas eleições são uma «oportunidade» para os milhares de estudantes do Ensino Secundário, que «continuam sem professores a pelo menos uma disciplina», do Ensino Superior, onde se assiste a um «agravamento da falta de acesso ao alojamento estudantil público», e do Ensino Profissional, que «continua a padecer de problemas como a sobrecarga horária e a falta de tempo para viver, de condições nas escolas, com a inexistência de bares e cantinas», entre outros problemas avançados.

Os jovens comunistas falam também da situação dos jovens trabalhadores, «com uma grande instabilidade no trabalho e na vida» e dificuldade em «fazer face ao aumento brutal do custo de vida, obrigando a adiar cada vez mais a saída da casa dos país».

«Cada jovem tem perante si a opção de deixar tudo na mesma, com PS ou PSD, e os seus sucedâneos, ou mudar de política com a CDU», que tem «propostas para uma vida melhor», como a garantia do acesso de todos aos mais elevados graus do ensino; o aumento dos salários e o fim da precariedade; garantia do direito à Habitação, com a intervenção do Estado, fixando preços das rendas e combatendo a especulação, mas também com disponibilização de habitação pública; apoio à criação e fruição culturais; combate a todas as formas de discriminação e opressão, com a defesa do direito pleno de cada jovem assumir a sua identidade e orientação sexual; combate às dependências e ao estímulo a uma vida saudável; apoio à prática desportiva; apoio a todas as expressões do Movimento Juvenil; combate às assimetrias regionais, com o reforço dos serviços públicos, o reforço da rede pública de transportes, em todo o País, e a Regionalização.




Mais artigos de: Nacional

Não basta modernizar e electrificar metade da Linha do Oeste

A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste (CPDLO) considera inaceitável o atraso que se verifica na abertura do concurso para o projecto de modernização e electrificação da Linha do Oeste, no troço entre as Caldas da Rainha e o Louriçal.

Solidariedade com a Palestina continua

Com o mesmo lema que tem servido de mote às recentes manifestações e concentrações, «Paz no Médio Oriente, Palestina independente. Fim à guerra! Fim ao massacre!», realiza-se hoje, 8, às 18h00, um debate na Casa do Alentejo, em Lisboa. Participam representantes das organizações promotoras,...

Mensagens solidárias de Portugal para a Palestina

O CPPC e o MPPM realizaram a 1 de Fevereiro, em Lisboa, mais uma acção de solidariedade com a Palestina. No coração da capital juntaram-se dezenas de activistas para contactar com quem por ali passava – e foram tantos, de tantas nacionalidades – sobre a dramática situação no Médio Oriente e a...

URAP promove sessão com Domingos Abrantes

O Núcleo de Gaia da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) vai promover no próximo dia 17 de Fevereiro, no Salão da Junta de Freguesia de Canidelo, às 15h00, uma sessão pública com Domingos Abrantes, intitulada «Nos 50 anos de Abril – Como chegámos aqui? Para onde vamos?».