Plataforma europeia convoca reunião contra bloqueio a Cuba

O canal Europa por Cuba confirmou em Paris a realização, no próximo mês, em Bilbau, do seu segundo encontro internacional de solidariedade com a ilha e de condenação do bloqueio norte-americano.

O fórum, que definirá novas acções contra a política dos EUA em relação a Cuba, decorrerá de 26 a 28 de Janeiro naquela cidade do País Basco, com a participação de mais de 150 delegados.

Parlamentares e representantes de associações de solidariedade, sindicatos e forças políticas animarão o encontro, que passará em revista as actividades organizadas no ano transacto pelo canal, desde a primeira reunião, em princípios de 2023, em Sevilha.

Embora se trate de um fórum europeu, será ampla a participação de delegações latino-americanas.

As acções de denúncia e rejeição do bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos EUA a Cuba centrarão os debates, que também incluirá o apoio a causas como as da Venezuela e da Palestina, submetida há mais de dois meses a nova agressão israelita.

O canal Europa por Cuba desenvolveu nos últimos nove meses a campanha «Tsunami contra o bloqueio», a qual chegará ao fim precisamente em Bilbao, depois de percorrer vários continentes com mensagens nas redes sociais, mobilizações e envios de carregamentos solidários para o país caribenho.

Segundo os organizadores, o segundo encontro internacional de solidariedade com Cuba culminará com uma declaração final, com os consensos e as actividades acordados.




Mais artigos de: Europa

É urgente reverter aumentos dos juros

Mantém-se a urgência de reverter os aumentos das taxas de juro de referência do Banco Central Europeu, defendem os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE).

Conselho Europeu: mais dinheiro para a guerra!

A posição da UE sobre a brutal agressão de Israel ao povo palestiniano, com hedionda expressão na faixa de Gaza, tem exposto uma inegável e indissimulável dualidade de critérios quando comparado com o posicionamento em outros conflitos, nomeadamente quanto à guerra na Ucrânia. Contrastando...