Por um Sara Ocidental independente e soberano
A deputada do PCP no Parlamento Europeu Sandra Pereira participou na sessão interparlamentar de abertura da 47.ª EUCOCO (Conferência Europeia de Solidariedade e Apoio ao Povo Saharauí), fórum que decorreu em Toledo (Espanha), nos dias 1 e 2 deste mês.
Expressou a solidariedade de sempre do PCP com a luta e a causa do povo sarauí pelo direito à autodeterminação e à libertação dos territórios ocupados. E reafirmou o compromisso de, em Portugal e no Parlamento Europeu, continuar a exigir o cumprimento da Carta das Nações Unidas, as relevantes resoluções da ONU e os acordos firmados de forma a garantir «a concretização de um Sara Ocidental livre, independente e soberano».
Na conferência estiveram presentes cerca de 260 participantes de vários países – representantes de governos locais, regionais e nacionais, parlamentos, associações, comités de apoio, etc. – que trabalharam distribuídos por grupos temáticos sobre Recursos Naturais; Política e Informação; Consolidação do Estado; e Direitos Humanos.
CPPC solidário
Também o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) participou na 47.ª EUCOCO, que teve como lema «A independência é a única solução».
Para lá da participação em debates nos grupos de trabalho, o CPPC teve ainda a oportunidade de expressar uma mensagem de solidariedade ao povo sarauí e à Frente Polisário, sua legítima representante, condenando a ocupação do Sara Ocidental pelo reino de Marrocos e reafirmando que o direito à autodeterminação do povo sarauí deve ser respeitado e cumprido.
O CPPC continuará empenhado na denúncia da política de ocupação e opressão de Marrocos nos territórios do Sara Ocidental, e na exigência de que o governo português exerça uma efectiva e coerente acção em prol do cumprimento do direito internacional, designadamente do inalienável direito à autodeterminação do povo sarauí.