China e EUA dialogam sobre relações bilaterais
Os presidentes dos EUA e da China, e respectivas delegações, estiveram reunidos, no dia 15, em São Francisco. Discutiram as tensas relações e a «gestão das diferenças» entre os dois países e, também, questões regionais e assuntos globais.
Presidentes Joe Biden e Xi Jinping reuniram-se em São Francisco
Decorreu na semana passada, na cidade norte-americana de São Francisco, a 30.ª reunião de Líderes Económicos do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC). O evento contou com mais de um milhar de participantes, entre os quais dirigentes dos 21 países que integram o mecanismo.
À margem daquela reunião, os presidentes Joseph Biden, dos EUA, e Xi Jinping, da República Popular da China, reuniram-se naquela cidade, com o anunciado objectivo de procurar melhorar as relações entre os dois países, marcadas por tensões e divergências.
O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, afirmou que o encontro permitiu a «gestão das diferenças» e ampliou a cooperação bilateral e considerou que os dois países «devem e podem encontrar a maneira correcta de manter uma boa relação», porque «esta é uma inevitabilidade histórica, a tendência dos tempos e a expectativa dos povos». Do seu lado, a Casa Branca indicou que os dois líderes conversaram sobre a «contínua importância de manter linhas de comunicação abertas», os laços bilaterais e várias questões regionais e assuntos globais.
Um comunicado conjunto, difundido após a Cimeira, assinalou que os dois chefes de Estado «acordaram em retomar, na base da igualdade e do respeito, a interacção de alto nível entre os dois exércitos, as reuniões de trabalho entre os ministérios de Defesa chinês e norte-americano e as sessões do mecanismo de consulta sino-norte-americano sobre segurança militar no mar».
O encontro realizou-se num momento em que os EUA têm vindo a acicatar as tensões em torno de Taiwan, reforçado a sua presença militar junto à China e promovido alianças militares na região Ásia-Pacífico, nomeadamente a criação do AUKUS e a reactivação plena do Quad.