É inaceitável que se morra a trabalhar

Em plena Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho e do lançamento nacional da Campanha Europeia Locais de trabalho seguros e saudáveis 2023-2025: Trabalhar com segurança e saúde na era digital, a CGTP-IN denuncia a perda de mais uma vida em contexto laboral: ocorreu na Guarda, esta semana, no sector da construção civil. Para a central sindical, é essencial prevenir os riscos profissionais e promover a segurança e saúde em todos os locais de trabalho.

De acordo com os dados publicados pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), cuja última actualização data de 3 de Outubro, entre Janeiro e Setembro deste ano ocorreram 70 acidentes de trabalho mortais, o que não deixa de ser significativo apesar de representar uma acentuada redução face a anos anteriores (109 em 2020; 126 em 2021; e 118 em 2022).

A CGTP-IN defende um «compromisso sério e irredutível» em defesa da prevenção, sublinhando que a «redução de acidentes de trabalho mortais verificada, embora significativa, é insuficiente. Os acidentes de trabalho não são inevitabilidades».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Começou nos SIMAR a luta pelos serviços

Trabalhadores dos SIMAR protestaram, no dia 24, contra a tentativa de privatização da água e do saneamento em Loures e Odivelas. O PS ameaça o mesmo em mais quatro concelhos.

Greve na RTP contra arrogância e por direitos

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual/ SINTTAV apresentou um pré-aviso de greve de sete dias – de 28 de Outubro a 3 de Novembro – abrangendo todos os trabalhadores da RTP. Em causa, informa o SINTAV em comunicado, está a recusa da administração em dialogar...

Só revogação do SIADAP resolve injustiças

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública propôs ao Governo novas alterações ao Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da Administração Pública (SIADAP) que permitirão «expurgar o que de pior» este representa para os trabalhadores. Estas propostas são feitas durante o processo negocial entre os...