Polónia: partido no governo perdeu maioria parlamentar

Na Polónia, o partido Lei e Justiça, descrito como «conservador populista», que governa o país há oito anos, foi a força mais votada nas eleições legislativas realizadas no domingo, 15. Alcançou 35,38 por cento dos votos, mas perdeu o apoio maioritário no parlamento de 460 deputados.

De acordo com os resultados finais, em segundo lugar ficou a Plataforma Cívica, da denominada «direita liberal europeísta», com 30,70 por cento dos votos. A Terceira Via, de centro-direita, ficou em terceiro lugar (com 14,40 por cento), a Nova Esquerda, «social-democrata», logrou 8,61 por cento e a Confederação, de extrema-direita, obteve 7,16 por cento.

A Plataforma Cívica, a Nova Esquerda e a Terceira Via, até agora na oposição, anunciaram a vontade de formar um governo de coligação, aguardando apenas a publicação oficial dos resultados eleitorais e o convite formal do presidente Andrzej Duda, ligado ao partido Lei e Justiça. Esta aliança tripartida obteve também a maioria no Senado, formado por 100 membros.

Recorde-se que Donald Tusk, líder da Plataforma Cívica, foi primeiro-ministro e ex-presidente do Conselho Europeu da UE (2014-2019).

Nestas eleições, os quase 30 milhões de eleitores polacos, com uma participação nas urnas de 74,4 por cento, elegeram os deputados das duas câmaras da Assembleia Nacional e pronunciaram-se num referendo sobre temas económicos, sociais e migratórios, referendo aliás boicotado pela oposição.




Mais artigos de: Europa

Trabalhadores franceses exigem melhores salários

Dezenas de milhares de pessoas – 200 mil, segundo a CGT – manifestaram-se em Paris e outras cidades de França por melhores salários e contra as medidas do governo que atacam direitos e condições de vida. Os protestos foram convocados pelas principais centrais sindicais.

Mais dificuldades impostas às pescas nacionais pela UE

Foi votada esta semana no Parlamento Europeu uma proposta de novo Regulamento de Controlo das Pescas. Alterando um regulamento em vigor, esta proposta tem por objectivo ter elementos precisos de tudo o que é capturado em mar, objectivo que não deixa de ser correcto, mas que se propõe seja prosseguido através de fortes...