III Encontro pela Paz em Gaia

Promovido pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), em parceria com outras organizações de várias áreas de intervenção, realiza-se a 28 de Outubro o III Encontro pela Paz, em Vila Nova de Gaia. O CPPC recorda esta realização numa nota evocativa do Dia Internacional da Paz, publicada no dia 21 e intitulada«Unir esforços em defesa da paz e da cooperação e contra a guerra».

No documento, o CPPC alerta para a «continuação e intensificação» de conflitos, seja na Europa, no Médio Oriente ou em África, com o «aumento das despesas militares» e «da escalada armamentista», com «cada vez mais sofisticado armamento, incluindo nuclear» e «a instalação de bases militares em países terceiros», sendo «necessário levantar a voz para contestar tais decisões e caminhos».

Denuncia também «o alargamento da NATO cada vez mais para Leste da Europa» e «a criação de novos blocos e articulações político-militares – como AUKUS ou o QUAD na região Ásia-Pacífico – que representam uma grande e acrescida ameaça à construção de um mundo de paz».

Porque «a guerra, independentemente das formas que assuma, provoca destruição, morte, negação de direitos, o sofrimento dos povos», o CPPC exige que o Governo português cumpra a Constituição da República Portuguesa, nomeadamente o artigo 7.

 



Mais artigos de: Nacional

JCP prioriza ligação à juventude e intensificação da luta

A Direcção Nacional da JCP, reunida no passado fim-de-semana no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, abordou a situação política nacional e internacional, fez o balanço da 47.º Festa do Avante! e apontou as tarefas mais imediatas da organização dos jovens comunistas.

Propostas da CPPME mantêm-se actuais e ganham novos defensores!

Na sua reunião de 20 de Setembro, a direcção da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) analisou a gravidade da actual situação económica e financeira do País e os seus impactos nas micro, pequenas e médias empresas (MPME), tendo constatado que «são enormes os constrangimentos» e «profundas...