CDU quer inverter destruição de escolas na Madeira
A CDU iniciou no Curral das Freiras uma campanha para denunciar as consequências do encerramento de escolas na Região Autónoma da Madeira (RAM). Em vários locais foi colocada uma placa que afirma: «Escolas abandonadas = retrocesso no desenvolvimento».
Naquela freguesia de Câmara de Lobos, Edgar Silva, primeiro candidato na lista da CDU às eleições regionais de 24 de Setembro, afirmou que «fechar escolas é uma sabotagem às possibilidades de desenvolvimento de um povo».
«Para que possa existir progresso humano e social, não há melhor investimento do que na educação. E a aposta na educação inclui outras componentes que não se limitam às crianças e aos jovens, nem se reduzem à escolaridade obrigatória, nem à aprendizagem formal», defendeu Edgar Silva.
Carolina Cardoso, também candidata nas listas da CDU, informou que o Curral de Freiras «é a freguesia de Câmara de Lobos que mais população perdeu nos últimos 10 anos, cerca de 21 por cento». No entanto, criticou, «os governantes não criam estratégias para fixação da população, antes pelo contrário: temos três escolas fechadas e outra vai pelo mesmo caminho». «Estes equipamentos públicos têm de ser aproveitados em prol da população», reclamou a candidata.
Emergência educacional
Ainda segundo Edgar Silva, «inverter a linha de destruição de escolas, travar a desactivação de escolas públicas é uma emergência educacional». «O encerramento de escolas demonstra que o Governo PSD/CDS é incapaz de, acima de tudo, interpretar necessidades de desenvolvimento humano e social, que requerem o assumir de desafios educacionais, o inaugurar de caminhos educacionais, a serem realizados nas escolas, numa RAM que tem ainda problemas de analfabetismo, que tem profundas desvantagens estruturais quanto à qualificação da população activa», considerou.
Iniciativas semelhantes tiveram lugar nas Fontainhas, na freguesia da Quinta Grande, no centro do Funchal, no Curral dos Romeiros, Funchal, no Bairro da Nogueira, Camacha, e no Monte, zonas altas do Funchal.