Viver (e fazer) a Festa do Avante!
Atletas, artistas plásticos e jovens músicos são alguns dos que têm a oportunidade de participar na Festa do Avante! fazendo aquilo que melhor sabem. As inscrições para a Bienal de Artes Plásticas e a Corrida estão abertas e o concurso de Bandas Novos Valores entra agora na fase das finais.
O concurso para a Bienal está aberto até final deste mês
Decorre até 31 de Maio o concurso para a 23.ª Bienal de Artes Plásticas da Festa do Avante!, aberto à participação de todos, à criatividade e ao livre pensamento. Entretanto verifica-se já uma ampla participação, com largas dezenas de artistas concorrentes, a que correspondem mais de uma centena de obras.
Cada concorrente pode apresentar um máximo de duas obras, de autoria individual ou colectiva, em qualquer uma das linguagens e técnicas das artes plásticas, multimédia e performance/instalação, consideradas hoje património da arte contemporânea. As condições de participação estão definidas no regulamento do concurso (festadoavante.pcp.pt) e a inscrição deverá ser feita no formulário incluído naquele mesmo endereço ou, por correio electrónico, para [email protected]. A selecção das obras será feita durante o mês de Junho e comunicada aos concorrentes até final desse mês.
Também a Corrida da Festa, que vai já para a sua 34.ª edição, requer inscrição prévia na plataforma werun.pt (34a Corrida da Festa do Avante 2023) e um pagamento de cinco euros. A partida é às 9h30 de dia 3 de Setembro, na Avenida Silva Gomes, junto ao E-Leclerc, em Amora, devendo os atletas de ter em sua posse um documento de identificação (bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte).
A Corrida da Festa do Avante!, na distância de 10 mil metros, é uma prova aberta, destinada a participantes masculinos e femininos, representantes de clubes federados ou não, associações ou atletas individuais. Haverá prémios individuais e colectivos e vários escalões etários, postos de controlo e abastecimentos ao longo do percurso.
No mesmo dia, mas 15 minutos mais tarde, arranca a Caminhada, com uma distância de 4500 metros. Esta iniciativa, sem qualquer intuito competitivo, tem as mesmas condições de inscrição.
Fechado está, já, o Concurso de Bandas Novos Valores, organizado pela JCP, ao qual concorreram este ano 43 projectos musicais de todo o País. Deste lote são seleccionadas três para actuarem em cada uma das finais regionais – Lisboa a 17 de Maio (ontem), Algarve a 26 de Maio, Setúbal a 3 de Junho e Porto a 15 de Julho. Destas finais sairão as quatro bandas que irão actuar nos palcos da Festa, e que serão divulgadas publicamente a 15 de Julho.
A 26.ª edição do concurso, que decorre sob o lema Vive a Festa! Constrói a Paz!, afirma o direito à fruição e criação culturais, bem como os valores da paz, denunciando que cada euro gasto em mais armamento é um euro a menos na escola pública, no SNS ou na Cultura.