Confronto militar continua no Sudão mais de um mês após início do conflito

No Sudão, mais de um mês de­pois do de­fla­grar do con­flito ar­mado entre forças do exér­cito e mi­lí­cias, a guerra pros­segue, so­bre­tudo na zona de Cartum e na re­gião de Darfur.

Or­ga­ni­za­ções mé­dicas lo­cais es­timam que, desde 15 de Abril, quando co­me­çaram as hos­ti­li­dades, te­nham mor­rido 822 civis e fi­cado fe­ridos cerca de 3200. A guerra já pro­vocou, além da des­truição de infra-es­tru­turas civis, cen­tenas de mi­lhares de des­lo­cados no Sudão e de re­fu­gi­ados nos países vi­zi­nhos.

Na terça-feira, 16, os dois lados acu­saram-se mu­tu­a­mente da au­toria de as­saltos a di­versas em­bai­xadas na ca­pital. Foram ata­cadas as re­pre­sen­ta­ções di­plo­má­ticas da Arábia Sau­dita, Jor­dânia, Sudão do Sul, So­mália e Kwait, com des­truição de do­cu­mentos, o saque de vi­a­turas e o in­cêndio de edi­fí­cios.

Foram di­vul­gados no mesmo dia re­latos de vi­o­lentos com­bates em Cartum e nas ci­dades vi­zi­nhas de Bahri e Om­durman, com a uti­li­zação de ar­ti­lharia e avi­ação. Se­gundo meios de in­for­mação su­da­neses, os mi­li­ci­anos das Forças de In­ter­venção Rá­pida (FIR) con­trolam ins­ti­tui­ções vi­tais como o ae­ro­porto, a uni­ver­si­dade e o pa­lácio da Re­pú­blica, tendo ex­pul­sado civis de al­gumas re­si­dên­cias.

Tudo isto apesar da trégua as­si­nada no dia 12 entre re­pre­sen­tantes dos dois ge­ne­rais be­li­ge­rantes – Ab­del­fattah al-Buran, chefe do exér­cito e do Con­selho So­be­rano de Tran­sição, e Mohamed Hamdan Da­galo, vice-pre­si­dente da­quele órgão e líder das FIR –, com me­di­ação in­ter­na­ci­onal, na ci­dade sau­dita de Jeddah, onde foi acor­dado um cessar-fogo e a cri­ação de cor­re­dores hu­ma­ni­tá­rios para eva­cuar civis, assim como a pro­tecção dos hos­pi­tais.

 



Mais artigos de: Internacional

Multiplicam-se ataques israelitas na Cisjordânia e Faixa de Gaza

Pe­rante o si­lêncio da au­to­de­no­mi­nada comu­ni­dade in­ter­na­ci­onal, tropas is­ra­e­litas pros­se­guem, com toda a im­pu­ni­dade, ata­ques contra po­pu­la­ções da Pa­les­tina ocu­pada, tanto na Cis­jor­dânia como na faixa de Gaza. Cresce o nú­mero de mortos, fe­ridos e presos pa­les­ti­ni­anos ví­timas dos ocu­pantes is­ra­e­litas.

Eleições em Timor-Leste: Fretilin «muito confiante»

Em Timor-Leste, re­a­lizam-se no do­mingo, 21, as quintas elei­ções le­gis­la­tivas desde a in­de­pen­dência. Mais de 890 mil elei­tores vão es­co­lher os 65 de­pu­tados do par­la­mento na­ci­onal. A Fre­tilin, que in­tegra o ac­tual go­verno, es­pera re­forçar po­si­ções.

Eleição presidencial na Turquia decide-se na segunda volta, a 28

O actual chefe de Estado da Turquia, Recep Erdogan, conservador, do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), e o social-democrata Kemal Kilicdaroglu, do Partido Republicano do Povo (CHP), passaram à segunda volta da eleição presidencial, que terá lugar no dia 28 de Maio. Na primeira ronda da votação, no passado...

Endividamento das famílias bate recorde nos EUA

Enquanto o Congresso dos EUA reencena, pela 78.ª vez, a ópera bufa do tecto da dívida federal, a dívida das famílias trabalhadoras rompe os tectos da história, atingindo o valor mais alto de sempre: 17 biliões de dólares. Esmagados pela tenaz da recessão e da inflação, são cada vez mais os...