Dia Nacional do Estudante assinalado com luta em todo o País

Os es­tu­dantes do En­sino Bá­sico e Se­cun­dário estão em luta por mais pro­fes­sores, fun­ci­o­ná­rios, psi­có­logos, pela efec­ti­vação da Edu­cação Se­xual, pelo fim dos Exames Na­ci­o­nais, por me­lhores con­di­ções ma­te­riais e por menos so­bre­carga ho­rária.

«Março é mês de dar voz aos es­tu­dantes!»

As ac­ções – pro­mo­vidas pelo Mo­vi­mento «Voz aos Es­tu­dantes» – de­correm em todo o País sob o lema «Março é mês de dar voz aos es­tu­dantes!». An­te­ontem, de­correu, na Es­cola Se­cun­dária An­tónio Ge­deão, no La­ran­jeiro, Al­mada, uma grande ma­ni­fes­tação com cerca de 200 es­tu­dantes, pela ur­gência de obras na es­cola. Neste es­ta­be­le­ci­mento, com edi­fí­cios «pro­vi­só­rios» com dé­cadas de exis­tência, nos tectos e pa­redes há in­fil­tra­ções, bo­lores e su­ji­dade. O pa­vi­lhão des­por­tivo tem pa­redes a cair, e por toda a es­cola há vi­dros que­brados, bem como portas, es­tores e loiça sa­ni­tária par­tida ou a cair. Ali, não são raros os casos de inun­da­ções e de pragas.

Por tudo isto, es­tu­dantes, pais e pro­fes­sores saíram à rua, du­rante mais de uma hora, gri­tando pa­la­vras de ordem, junto ao portão, como «Obras já!», «In­ves­ti­mento nas es­colas não podem ser es­molas» e «Pas­saram 30 anos e os pa­vi­lhões da Ge­deão con­ti­nuam sem planos».

No con­celho de Oeiras têm lugar amanhã, 24, con­cen­tra­ções nas es­colas Pro­fessor José Au­gusto Lucas (13h15) e São Ju­lião da Barra (10h10), e, dia 30, na Aqui­lino Ri­beiro (9h05).

Su­pe­rior
Hoje, 23, Dia Na­ci­onal do Es­tu­dante, re­a­liza-se em Lisboa, às 14h30, uma ma­ni­fes­tação do Su­pe­rior, da Fa­cul­dade de Belas Artes até ao Pa­lácio de São Bento, sob o lema «Até quando vai o muro au­mentar? Fim às bar­reiras no En­sino Su­pe­rior». A data será ainda as­si­na­lada com ac­ções de luta no Porto, Évora, Coimbra, Aveiro, Cas­telo Branco e Braga.

As pro­pinas, taxas e emo­lu­mentos e ou­tros custos as­so­ci­ados ao En­sino Su­pe­rior con­ti­nuam a ser um dos prin­ci­pais pro­blemas.

 



Mais artigos de: Nacional

«Os Verdes» exigem condições para os profissionais de saúde

«O SNS está cada vez mais a ser em­pur­rado para o abismo e, a cada dia que passa, tem mais di­fi­cul­dades em cum­prir com a sua missão de pres­tação de um ser­viço de qua­li­dade à ge­ne­ra­li­dade da po­pu­lação», alerta o PEV.

Defender a água como bem público

A água, um «bem precioso do qual toda a vida depende», encontra-se «crescentemente ameaçado por um sistema económico que não olha a meios para subordinar, custe o que custar, a natureza e os homens às leis do mercado em busca de lucros e acumulação». O mesmo sistema que «continua a privar centenas de milhões de seres...

Exposição em Setúbal perpetua memória de Adriano Correia de Oliveira

No dia 1 de Abril, às 16h00, será inaugurada, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, uma exposição sobre a vida e obra de Adriano Correia de Oliveira, patente até 3 de Junho, um dos principais autores da música de intervenção. O momento ficará marcado com a actuação musical do...

Defender a paz, urgência do nosso tempo

O CPPC realiza no próximo sábado, 25, às 14h15, na Voz do Operário, em Lisboa, o debate «Defesa da Paz, urgência do nosso tempo». Participam Ilda Figueiredo, presidente da direcção nacional do CPPC, José Baptista Alves, militar de Abril e presidente da mesa da Assembleia da Paz, e Rui Namorado...

URAP comemora os 50 anos do 3.º Congresso da Oposição Democrática

No próximo dia 1 de Abril, a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) vai assinalar os 50 anos do 3.º Congresso da Oposição Democrática, realizado entre 4 e 8 de Abril de 1973, com uma sessão evocativa, às 14h30, no Auditório do Centro de Cultura e Congressos de Aveiro, e um desfile e homenagem aos...